Michelle Tondineli
Repórter
O salão internacional Contra o Racismo começou ontem no Montes Claros Shopping. Uma realização do Brazilcartoon, o evento vai até o dia 30 de outubro. O professor e organizador do comitê AYACC, o chinês Liuyi Wang, fará parte da comissão julgadora. Ele afirma que é uma honra participar deste evento de cartoon no Brasil.
- Fazemos cartoons na China, bem como vimos aqui agora trazer para Montes Claros. Fico bem honrado de estar aqui e no Brasil. Aqui no Brasil os cartoons são mais criativos do que na China. O livro Visões do Oriente é uma parceria da China e do Japão e que estará em exibição no salão de humor - diz.
O cartunista fala também da possibilidade de lançar um livro de cartoons brasileiros.
- Quem sabe não lançamos um livro só de cartoons brasileiros? Levei cartoons brasileiros para a China, trouxe cartoons chineses para o Brasil e agora para Montes Claros. Eu estou muito feliz de estar aqui no Brasil e de conhecer artistas brasileiros. O cartunista Jason Dias é brasileiro e está no livro de cartoons do Oriente. Os cartoons do Brasil são muitos bons, com excelentes artistas. Gostaria de parabenizar a todos. Acho que é importante a união do cartoon brasileiro e do chinês, assim como outros lugares do mundo. Os cartoons do Brasil são mais cheios de criatividade, com mais natureza, mais voltados para a realidade, diferente do chinês - afirma.
Sobre o tema do salão, o cartunista diz que trata-se de um assunto muito sério e que merece ser discutido.
- É uma cena que sempre vemos e tem que ser abordada de forma correta. Sempre vejo o preconceito nas ruas e é importante abordarmos isso aqui na cidade, porque você tem muito apoio no cartoon e nos trabalhos - finaliza.
O chinês estará na cidade durante os quatro dias do evento, pois é um dos jurados. O salão também conta com a presença de Dalson Machado, cartunista da rede Globo, o cartunista Jbosco, Lute, presidente da Cartuminas e chargista do jornal Hoje em Dia, e Duke, chargista dos jornais O Tempo e Super Notícia. Outras informações (38) 9137-0101.