Com extrema tristeza, nós da ARMCR, esclarecemos por meio desta que o maior festival de Rock do Norte de Minas, o MetalMoc, não será realizado neste ano.
Os preparativos para a realização do Metalmoc Rock Fest V, considerado o maior festival de metal do Norte de Minas Gerais, tiveram início em junho/2010, com a finalização do projeto e apresentação do mesmo a autoridades municipais, parceiros culturais e empresas privadas.
Apesar de ter sido aprovado devido à sua credibilidade e efetividade, não obteve a verba necessária para sua realização, lembrando que esta seria a sua quinta edição.
O apoio, que consiste na disponibilização do palco, som, iluminação e local licitado pela Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, como havia sido nos eventos anteriores, não pôde ser efetivado (apesar de haver interesse em apoiar o projeto), devido a problemas financeiros que ocorrem na atual administração, motivo este também que fez com que as Festas de agosto fossem realizadas com a metade do orçamento previsto, e vários outros eventos culturais já tradicionais na cidade fossem cancelados, segundo o Secretário de Cultura, Ildeu Braúna.
Em contrapartida a esta situação, a diretoria da ARMCR que, neste ano, juntamente com as demais entidades culturais de Montes Claros, não recebeu o repasse de recursos direcionados a entidades culturais devidamente estabelecidas e legalizadas no município, devido à implementação do Conselho Municipal de Cultura, órgão este que tem como objetivo realizar, apoiar e organizar projetos por meio da Lei Municipal de Cultura, que virá a ser de grande valia, mas no momento ainda está em fase de implantação.
Diante dessas dificuldades, tentamos buscar, desde o início, alternativas que fizessem com que o evento fosse realizado na data prevista, no entanto, todas sem êxito.
Inicialmente, fomos à procura do presidente do DCE-Unimontes, Daniel Coelho, que imediatamente se prontificou a nos apoiar. Por meio do Daniel, foi marcada uma reunião com o Secretário de Esportes Toninho da Cowan, que também se interessou pelo projeto, redigindo um oficio destinado ao presidente da Praça de Esportes, Geraldo Tatu, com o objetivo de nos conseguir o local para realização do MetalMoc. Infelizmente, todas as datas possíveis para realização do evento na Praça de Esportes já haviam sido pré-agendadas.
Sem um mínimo de estrutura para realização do evento e diversos outros problemas e tentativas de apoio durante esse processo, nos vimos forçados a cancelar o MetalMoc 2010, por falta de recursos.
O MetalMoc Rock Fest 2010 contaria com a presença da banda brasileira de Death Metal, Krisiun, renomada na atualidade e considerada uma das mais pesadas do mundo; RoadSider, banda de grande respaldo no cenário underground nacional; banda Soteropolitana, Incrédula, que inclusive teve participação no Rock Reunion MG-BA, com show de grande destaque e sendo solicitada pelo público local para uma nova apresentação.
Também marcaria o retorno aos palcos da Proud uma das bandas mais importantes do Metal norte-mineiro, percussora do Death Metal na região.
A 5ª edição do MetalMoc Rock Fest seria o projeto mais ousado em termos de produção já realizado no cenário da cultura rock norte-mineira, com gravação audiovisual realizada por cinco cinegrafistas profissionais e equipamentos de ponta, além da gravação de áudio realizado pelo estúdio Miralonge.
Ao longo dos anos, a realização desse projeto vem mudando a forma de se fazer cultura na região, enfatizando a criatividade artística dos norte-mineiros, profissionalismo, ajuda mútua e a capacidade de união em torno de um ideal. Para aqueles que não conhecem e têm interesse em saber mais sobre o assunto, basta acessar o site do Metalmoc.
Agradecemos a todas as pessoas que, durante esses anos, nos apoiam e acreditam que o MetalMoc Rock Fest é muito mais que um simples evento: é uma ideologia de vida.
Esperamos que novos eventos como este possam surgir e que a cena se profissionalize cada vez mais. Lamentamos a não realização mas, de antemão, informamos que a nossa luta é constante e que jamais desistiremos.
Obrigado pela compreensão e mais uma vez lamentamos.
Cordialmente,
Franklin Chaves – Diretor de Imprensa
Fred Sapúlia – Presidente da ARMCR
