Michelle Tondineli
Repórter
O desfile dos blocos do carnaval de rua acontecerá na Avenida Doutor João Luiz de Almeida, entre a câmara municipal e a Ponte Preta, continuação da Sanitária.
Dia 13, às 21 horas, acontece abertura oficial do carnaval, quando o prefeito Luiz Tadeu Leite, na presença da rainha Mariana Martins e das princesas Gláucia e Daniele, entregará a chave da cidade ao rei Momo Pablo Ruam.
Desfilarão, em seguida, os blocos iniciantes Vilajart, Piratas, Idosos em Ação, Montes-clareou, Dandalunda e Esporte Levado a Sério. Os blocos tradicionais Formigão, Feijão Maravilha e Saci, desfilam a partir das 24h30, de acordo com o sorteio.
Dia 14, o desfile será aberto às 20h30 com os blocos iniciantes Tromba do Elefante, Bloco das Virgens, Cara de Pau, Caminhar com Saúde, Unidos Pelo Samba e Unidos dos Santos Reis. Os tradicionais Academia da Vila, Leguedê, Só Alegria e Tambor e Lata ganharão a avenida por volta da meia noite.
Dia 15, segunda-feira, a programação terá início mais cedo, às 19h30, quando todos os 19 blocos desfilarão na avenida. Dia 16, terça-feira, está previsto o desfile dos vencedores, quando também se dará a entrega da premiação, que soma R$ 17 mil.
Uma das atrações é o maracatu. Será realizada uma apresentação especial, feita pelos alunos do projeto Famiguê, nome que no dialeto africano significa família, dentro da tradição Yorubá. As aulas fazem parte das oficinas do centro de cultura Arte & Ofício, da secretaria de Cultura.
Segundo o coordenador Allyson Nogueira dos Santos, existem duas especificações para o maracatu.
- Uma delas é o um folguedo popular oriundo de Pernambuco: o maracatu bate-virado, com o qual trabalhamos em nossas aulas, e que levaremos para a avenida, e o maracatu bate-solto. Registros históricos indicam que o maracatu, e ainda o frevo, ambos de Pernambuco, são manifestações culturais que também fazem parte de carnaval montes-clarense, desde a primeira década do século passado - afirma.