ENTREVISTA

Carnaval de futuro real no palco Museu Regional do Norte de Minas

Show de lançamento do novo álbum de André Águia acontece na sexta-feira

Adriana Queiroz
drikajornalismogente@gmail.com
Publicado em 04/06/2024 às 21:25.
André Águia - Cantor (Luiza Clara)

André Águia - Cantor (Luiza Clara)

Um espetáculo especial, preparado com carinho e dedicação por todos. É o que garante o cantor, compositor e instrumentista André Águia. Um show totalmente autoral com 14 músicas que compõem o novo trabalho do artista e que, segundo ele, vem diretamente da máquina do tempo. Se tratam de canções produzidas há mais de 10 anos.

“Carnaval de um Futuro Real” é o título de uma das faixas e conta a história de um viajante do futuro que revela a triste realidade da degradação ambiental, situação que já faz parte do nosso dia a dia e momento de reflexão na semana do meio ambiente”, diz André. 

O álbum ainda transita por ritmos e fusões misturando samba com rock, e baladas, com mensagens de amor, protestos e sentimentos, temas que sempre nortearam minha carreira.

A parceria com Murilo Antunes, “Cinco Sentidos” abre o show que apresenta ainda músicas como “Avenida América”, gravada em espanhol e tem parceria com Christian Maia. 

Todas as outras músicas são de minha exclusiva autoria. O show vai contar com a participação especial de Chico Mineiro na música “ Boneco na Guarita” e meu filho Lucas Coimbra na música “ O Balão”. A banda é formada por grandes amigos que gravaram o álbum, como Warleyson Almeida na guitarra, Marco Neves na bateria, Marcelo Andrade no sopro e Claudio Mineiro na percussão. Completando o time, os jovens João Ícaro nos teclados, Pedro Kundera no baixo e minha filha Luiza Clara nos vocais que também é a produtora do show e grande responsável pelo evento”, conta.

Quantos anos de carreira? 
Comecei na música no final da década de 80, em Montes Claros, na banda “Zona Proibida” que se apresentava em festivais chamados de “Rock da Cidade” que eram produzidos pelo meu saudoso e grande amigo Elthomar Santoro. Meu primeiro disco foi em 1997 com a banda “O Verso”, já em Belo Horizonte. Portanto, tenho 30 de carreira produtiva com vários lançamentos e shows sempre no cenário da música independente. 

Qual música melhor define sua trajetória? 
Acredito que pelas minhas experiências e encontros durante a carreira, minha música evoluiu e hoje não tem um estilo definido mesmo tendo o rock como essência. Trânsito pelo samba, pela música regional pelas canções e baladas, mas principalmente pela emoção que me move sempre com mensagens que acredito, pois uso a música como uma extensão das minhas crenças, pensamentos e posicionamentos, a música pra mim é revolução. 

No pós pandemia, qual o futuro da música? E seus próximos passos? 
A pandemia foi uma experiência traumática pra todos nós e a música foi impactada de maneira total, mas conseguiu dar a volta por cima e ainda durante a pandemia as “ lives” eram consolo, pois ninguém vive sem música. Hoje com os adventos tecnológicos e redes sociais, a música se tornou acessível na produção e divulgação para qualquer pessoa. 

Depois do lançamento desse álbum, já quero entrar em estúdio para gravar um novo projeto. Recentemente tive uma música de minha autoria gravada por Zeca Baleiro e Rogério Delayon chamada “Juazeiro” o que me deixou muito feliz!

Por que Minas se sobressai tanto na cultura? 
Sou mineiro de criação.Cheguei no estado com 5 anos pra morar em Porteirinha. Sou paraense de Belém, mas me tornei um geraizeiro por sina. Minas é o berço de grandes artistas e me sinto privilegiado em fazer parte dessa história.O norte de Minas tem uma representação fantástica em todas as gerações e hoje temos jovens como a minha filha Luiza Clara fazendo um som incrível. . 

Como foi o processo criativo do álbum?
Esse álbum foi o resultado da minha expressão de compositor onde busquei mesclar todas as minhas experiências de vida e sintetizar em canções. São músicas compostas há bastante tempo, porém mais atuais do que nunca. A mensagem principal desse trabalho é a crença no amor e no sentimento presente em várias letras. 

SERVIÇO
Lançamento do álbum “Carnaval de Um Futuro Real, do cantor e compositor André Águia

Onde: Museu Regional do Norte de Minas, Rua Cel. Celestino 75, centro

Quando: Sexta-feira, 7/6, às 20h

Leve uma doação em apoio ao Rio Grande do Sul

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por