Os montes-clarenses que desejarem passar o carnaval em Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, encontrarão uma festa bem diferente da que costumava ser apresentada nos anos anteriores.
Com um investimento de R$ 500 mil, aproximadamente metade do que foi aportado em 2016, o município desenvolveu uma programação que não está mais focada apenas nos jovens, mas também nas crianças e nos idosos. Como os shows dos blocos Bartucada e Bat-caverna não serão realizados em 2017, as apresentações musicais ficarão a cargo de artistas locais.
FOLIA DIVIDIDA
A folia na cidade histórica será dividida basicamente em cinco espaços, e terá apresentações variadas; com programação inspirada nas festas de antigamente; com blocos tradicionais da cidade e atividades para a terceira idade.
Moradora de Diamantina, a aposentada Aradália Leão, de 56 anos, vê com bons olhos o novo perfil da festa na cidade.
- O carnaval ficava lotado demais, com muita bandidagem. Temos a esperança de que essa renovação será melhor para a população local - conta Aradália, que colocou uma casa para alugar durante a festa e já recebeu diversas propostas.
- É uma época em que a gente tem a oportunidade de faturar um dinheirinho a mais, para enfrentar a crise econômica que, entre outras coisas, provocou mudanças na maior festa popular do país.