Michelle Tondineli
Repórter
A Caravana Cultural do Cerrado comemora os 12 anos do duo Fabiana Lima e Bruno Andrade, que traz para o projeto os conhecimentos adquiridos nesse período sobre as manifestações culturais do Norte de Minas Gerais. Shows e oficinas serão realizados em quatro cidades do Norte de Minas: Bocaiuva, Brasília de Minas, Mirabela e Francisco Sá. Todas as atividades são gratuitas.
O projeto pretende trabalhar a formação de público, através de show musical voltado para este segmento e oficinas de instrumentos de percussão a partir de materiais recicláveis, com crianças de cinco a 10 anos, utilizando os elementos culturais contidos nas manifestações norte-mineiras e a folia de reis e o congado existentes nas cidades visitadas pelo projeto. O objetivo é despertar o interesse dos jovens para sua própria identidade cultural.
As crianças participantes das oficinas farão parte do show de Bruno e Fabiana, onde apresentarão os resultados do projeto.
De acordo com Fabiana Lima, este é um dos muitos projetos realizados pela dupla durante os 12 anos de trabalho.
- É um trabalho voltado para a formação de público e nada mais pertinente nesse assunto do que realizar esse projeto com crianças, para que possamos manter um público sempre renovado, buscando a valorização da música regional, mas, acima de tudo, a valorização da identidade cultural norte-mineira. O projeto é realizado através de patrocínio direto do BNDES e BNB, por meio de um programa de incentivo à cultura específico do banco - afirma.
Em Francisco Sá, primeira cidade a receber a caravana, a proposta teve uma boa aceitação.
- Todas as escolas da cidade, municipais, estaduais e particulares, foram convidadas a participar conosco. Destas, 20 crianças fizeram uma oficina com a gente, aprendendo a confeccionar instrumentos de percussão a partir de materiais recicláveis. Depois de os instrumentos prontos, a segunda etapa da oficina foi aprender ritmos para a participação no nosso show mais à noite. As outras escolas fizeram apresentações folclóricas na praça durante a tarde, antecedendo ao nosso show – diz.
A Caravana visitará Bocaiuva neste mês de setembro, Mirabela em outubro e Brasília de Minas em novembro.
- Após este projeto, já estamos com outros engatilhados para acontecer. Viver de música, como artista, é uma tarefa dura, mas completamente possível. É claro que é preciso se profissionalizar no campo da gestão cultural para ir se engajando em programas de incentivo à cultura, hoje, instrumentos imprescindíveis para o desenvolvimento cultural e das profissões nessa área como um todo - conclui Fabiana.