Logotipo O Norte
Quinta-Feira,21 de Agosto

Canjerê – Festival de Cultura Quilombola de Minas Gerais integra as comemorações dos 45 anos do IEPHA-MG

_

Jornal O Norte
Publicado em 18/11/2016 às 08:00.Atualizado em 15/11/2021 às 15:44.

A segunda edição do Canjerê – Festival de Cultura Quilombola de Minas Gerais ocupa a Praça de Liberdade e os prédios do Circuito Liberdade com uma intensa programação aberta e gratuita até o dia 20 de novembro, 20. Realizado pela Federação das Comunidades Quilombolas de Minas Gerais (N’Golo) em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda-MG) e Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), o Canjerê tem como objetivo ser um espaço de encontros, aprendizados, debates e trocas, e contribuir para dar visibilidade à cultura tradicional quilombola e à luta das comunidades pelo direito à terra e à vida digna.

O projeto integra as comemorações dos 45 anos do IEPHA-MG e vem ao encontro das políticas de salvaguarda do patrimônio imaterial e promoção do desenvolvimento agrário em Minas Gerais. A primeira edição do Canjerê foi realizada em 2015, na Funarte/MG e reuniu mais de cinco mil pessoas em três dias de atividades.

Um dos destaques na programação é a Feira de Artesanato, Culinária e Produtos Quilombolas, que reunirá cerca de 50 comunidades e ficará montada na Alameda da Educação durante todo o Festival. A programação contará também com shows de artistas como Mauricio Tizumba e Sérgio Pererê, apresentações artísticas de grupos quilombolas, cortejo de guardas de congado, exposição, oficinas e encontros. Aproximadamente 400 quilombolas de diversas regiões de Minas Gerais participarão do encontro.

Comunidades Quilombolas Participantes
Água Limpa, Água Preta de Baixo e Santa Cruz (Ouro Verde de Minas), Alegre e Onça (Januária), Almas, Onça e Curral Novo (Virgem da Lapa), Arturos (Contagem), Borá e Macaúbas (Bocaiúva), Braúnas (Suaçuí), Cachoeira dos Forros (Passatempo), Candendês (Barbacena), Carrapatos da Tabatinga (Bom Despacho), Chacrinha dos Pretos (Belo Vale), Córrego Cachoeira (Dom Joaquim), Córrego do Meio (Paula Cândido), Córrego Narciso (Araçuaí), Faceira (Chapada do Norte), Gurutuba (Catitu e Jaíba), Indaiá e Barro Preto (Antônio Dias), Ivo (Coluna), Jenipapo Pintos (Itinga), entre outras.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por