A V & M do Brasil está patrocinando a 4ª edição do projeto Expresso Sertão, do grupo Fibra, aprovado pela lei estadual de incentivo à cultura de Minas Gerais, que traz o espetáculo Brincando de Brincar. O evento marcará a trajetória de 30 anos de atividades artísticas do grupo.
O projeto constará de apresentações em praças públicas, levando a população ao exercício de cidadania, atendendo aos públicos infanto-juvenil e adulto.
Como parte integrante do projeto, será realizada oficina de percussão com o músico Róps Malungo. No final, que acontecerá em Montes Claros, será realizada uma exposição de todo o acervo acumulado pelo grupo ao longo dos 30 anos de carreira. Com pesquisa, concepção, direção e coordenação geral de Terezinha Lígia, o evento tem como objetivo continuar proporcionando atividades culturais e oficinas de qualificação para a população do interior mineiro.
- É uma forma de dar oportunidade a todos de participar e conhecer um projeto cultural diferenciado que permite a capacitação na área artística e a possibilidade de assistirem a um espetáculo de qualidade e profissionalismo comprovados nos 30 anos de Fibra no teatro - afirma Terezinha Lígia.
O espetáculo cênico-musical reúne cantos regionais de domínio público resultantes de pesquisa e de conhecimentos transmitidos pelos mais velhos. Na versão III, a pesquisa se estende e alcança o rico potencial do Vale do Jequitinhonha e se encontra em cartaz desde 2001.
O espetáculo é apresentado em quadros, ora interpretados, ora coreografados, com passos legítimos de danças populares brasileiras. A concepção cênica passa pelas linhas circo, comédia dellárte e farsa.
- Esperamos,com a realização deste projeto, provocar uma efervescência cultural que possa, não só revitalizar as artes cênicas, através dos espetáculos, oficinas e exposição da trajetória histórica do grupo Fibra, mas propiciar à comunidade montes-clarense e também norte-mineira a oportunidade de fruição de espetáculos teatrais de qualidade, sensibilizando crianças e jovens quanto à importância dos valores culturais. A primeira cidade a receber o projeto será Joaquim Felício, no próximo dia 04 - finaliza.