Brasília de Minas é referência em política cultural

Projeto de gestão compartilhada das políticas públicas culturais do município ganha destaque e se torna referência no estado de Minas Gerais

Jornal O Norte
Publicado em 10/05/2016 às 07:00.Atualizado em 15/11/2021 às 16:00.








Inaugurada em 2013, a Casa de Cultura Contendas
é o principal ponto de cultura de Brasília de Minas



 

A partir do dia 13 de maio, o município de Brasília de Minas realiza uma série de atividades culturais, através do projeto LevAR-TE à Casa 2016, realizado pela Casa de Cultura Contendas, centro cultural do município. A programação do projeto, neste ano, inclui espetáculos teatrais, shows musicais e manifestações de culturas tradicionais. O lançamento do projeto será no dia 13 de maio, quando o prefeito Jair Oliva receberá do governo do Estado o título de “Prefeito Amigo da Cultura”.

A Casa de Cultura Contendas foi inaugurada em agosto de 2013 e oferece, de forma gratuita, cursos artísticos como grafite, música, teatro, bordado, capoeira, artesanato, entre outros. O espaço também abriga grandes eventos que compõem o calendário cultural da cidade, como a Semana Literária, Encontro de Capoeira e o Rock na Cultura, além de inúmeras apresentações de teatro e shows musicais.

GESTÃO COMPARTILHADA
A Casa de Cultura Contendas tem gestão compartilhada, numa Parceria Público Privada (PPP), estabelecida entre o Município, por intermédio da secretaria municipal de Cultura e Juventude, e a Associação Comunitária Trupe.

- A parceria funciona de forma integrada, onde a prefeitura arca com todos os custos administrativos do espaço, como aluguel, água, luz, telefone, funcionários e materiais de consumo, enquanto a Associação Trupe, através de projetos captados nos programas de fomento à cultura, assim como na colaboração da iniciativa privada e por meio de voluntariado junto a pessoas físicas, encarrega-se de promover as ações artístico-culturais – explica Ricardo Simões, secretário municipal de Cultura e Juventude.

Segundo o secretário, o modelo de gestão compartilhada tem dado resultados tão positivos que a Casa de Cultura, além de ser contemplada pelo Cena Minas, Prêmio de Artes Cênicas de Minas Gerais, acabou de ser certificada pelo Ministério da Cultura como “Ponto de Cultura”, o que significa repasse de recursos pelo governo federal para manutenção do espaço.










O secretário municipal de Cultura, Ricardo
Simões, Leo Mattus, da Associação Trupe,
com o secretário estadual de Cultura, Ângelo
Oswaldo, durante a entrega do Prêmio Cena Minas


 

- Este ano, a Casa de Cultura Contendas continua com recursos para um pacote de ações contempladas junto a programas de fomento à cultura do Estado, como o Fundo Estadual de Cultura (FEC) – completa o secretário.

RESULTADOS
Para o prefeito Jair Oliva, a importância desse modelo de gestão é a cumplicidade e o senso de pertencimento que a sociedade tem para com as ações promovidas.

- Diferentemente da gestão centralizada, quando inserimos a opinião e a participação coletiva até a participação do público como plateia é bem mais generosa. É nisso que a nossa gestão acredita, de fato, em política pública e não em política de governo. Os resultados do trabalho feito pela cultura do município através da Casa de Cultura Contendas vão impactar até as próximas gestões, que certamente darão prosseguimento a este legado – ressalta o prefeito.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por