Logotipo O Norte
Quinta-Feira,13 de Novembro

Brasil ajuda El Salvador no desenvolvimento de políticas culturais

Jornal O Norte
Publicado em 29/11/2010 às 17:21.Atualizado em 15/11/2021 às 06:45.

O Ministério da Cultura vai elaborar uma proposta de Termo de Cooperação Internacional com o governo da República de El Salvador. A iniciativa partiu do ministro Juca Ferreira, depois de receber em audiência, na semana passada, a embaixadora de El Salvador, Rina Del Socorro. No encontro, a embaixadora ressaltou a carência de políticas culturais em seu país, assolado durante 20 anos por uma guerra civil.



- Carecemos de uma série de coisas, porque todos os equipamentos culturais foram desmontados – confessou Del Socorro, acrescentando que a área cultural de El Salvador, antes, era vinculada a uma autarquia. – Só agora criamos uma secretaria que tem vínculo direto com a Presidência da República – afirmou.



De acordo com a embaixadora, o governo de El Salvador chegou a fazer, há muitos anos, alguns convênios com o Brasil na área cultural, os quais não chegaram a ser implementados.



– Tentamos, também, junto ao governo da Bahia a instalação de uma Casa de Cultura de El Salvador no bairro do Pelourinho -, contou Del Socorro, informando que o seu governo quis, ainda, levar El Salvador a banda de percussão Didá, formada por mulheres baianas. – Queremos mostrar a nossas mulheres a força da mulher brasileira – justificou.



PONTOS DE CULTURA



Um dos projetos do Ministério da Cultura que a embaixada demonstrou interesse foi o dos Pontos de Cultura. Rina Del Socorro convidou o ministro Juca Ferreira para fazer uma conferência em seu país, para falar sobre a importância da cultura para a geração de economia.



- Vamos elaborar um programa sobre políticas culturais desenvolvidas atualmente no Ministério da Cultura, para passarmos aos países interessados, como El Salvador -, prometeu Juca Ferreira. Segundo ele, vários governos têm demonstrado interesse nos projetos do ministério, principalmente nos Pontos de Cultura. – Vamos apresentar os Pontos de Cultura para o Uruguai, que também já manifestou interesse -, informou.



O diretor de Relações Internacionais do Ministério da Cultura, Marcelo Dantas, que também esteve presente à reunião, vai elaborar, num prazo de 15 dias, a minuta de Termo de Cooperação Internacional que será apresentado ao governo de El Salvador. (Com informações Ascom / Ministério da Cultura).

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por