Bossa nova, o presente do poeta ao mundo

O Dia Nacional da Bossa Nova é comemorado em 25 de janeiro por ser a data de nascimento de Tom Jobim

Jornal O Norte
23/01/2014 às 04:08.
Atualizado em 15/11/2021 às 16:44

A Bossa Nova foi um movimento da música popular brasileira que surgiu em finais dos anos 50, caracterizado por estilos de músicas com forte influência do samba carioca e do jazz norte-americano.

História
Em meio ao processo de urbanização e industrialização no Brasil, no governo de Juscelino Kubitschek (1902-1976), com o Plano de Metas e a Política Desenvolvimentista realçada pelo lema “cinco anos em cinco”, a Bossa Nova surge, mais precisamente em 1958, com o lançamento do compacto de João Gilberto, um dos maiores representantes do movimento musical.

Contudo, o termo “Bossa” foi utilizado pela primeira vez numa canção composta por Noel Rosa, “Coisas Nossas” na década de 1930. O movimento surge com o intuito de buscar algo novo e com isso, jovens cariocas se unem em prol da inovação musical.

Além de João Gilberto, Tom Jobim e Vinícius de Moraes foram figuras essenciais para o desenvolvimento desse novo estilo de música que despontava no cenário cultural brasileiro. Além deles, outros músicos e compositores aderiram ao estilo da Bossa Nova, a saber: Dorival Caymmi, Edu Lobo, Francis Hime, Marcus Valle, Paulo Valle, Carlos Lyra, Nara Leão, Baden Powell, Nelson Motta, Wilson Simonal, dentre outros.

Um pouco mais de uma década durou o movimento da Bossa Nova que termina, em 1966, todavia para dar lugar a outro, entretanto, seu valor artístico e cultural foi considerado pelo novo estilo que surgia no Brasil, a MPB, Música Popular Brasileira. Importante ressaltar que o término do movimento não significou o fim da criação musical da Bossa Nova, uma vez que muitos compositores e músicos atualmente buscam unir os tons melódicos e o samba brasileiro: Roberto Menescal, Carlos Lyra, Wanda Sá, Joyce Moreno.

Músicas
A Bossa Nova é marcada, em sua grande maioria, pelo tom coloquial, temas cotidianos e voz mais baixa, permeada de harmonias de samba e invenções melódicas de jazz. Assim, uma das músicas da Bossa Nova mais marcantes que ficou conhecida mundialmente é “Garota de Ipanema”, composta por Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim em 1962. A história da canção é verídica, inspirada na modelo brasileira Helô Pinheiro, a moça bonita que passava na orla da praia de Ipanema no Rio de Janeiro. Além dessa, outra canção ficou muita famosa chamada “Chega de Saudade”, também composta pela dupla Tom e Vinícius. Vale lembrar que a música que marcou o fim do movimento da Bossa Nova no Brasil é “Arrastão”, de Vinícius de Moraes e Edu Lobo

Outras músicas que fizeram muito sucesso na época e são conhecidas até os dias atuais são: Eu Sei Que Vou Te Amar, Se Todos Fossem Iguais a Você, Águas de março, Samba de uma nota só, O barquinho, Desafinado, Outra Vez, Coisa mais linda, Corcovado, Insensatez, Maria Ninguém, O Pato, Lobo Bobo, Saudade fez um Samba, dentre outras.






 



João Gilberto
Um dos maiores expoentes do movimento da Bossa Nova no Brasil, e por muito estudiosos considerado o pioneiro do movimento da Bossa Nova, João Gilberto Prado Pereira de Oliveira, conhecido como João Gilberto, nasceu em Juazeiro, Bahia, no dia 10 de junho de 1931. Figura genial, João Gilberto é compositor, cantor e violonista brasileiro; algumas de suas composições: Bim Bom, Acapulco, Hô-Bá-Lá-Lá, Um abraço no Bonfá, Japão (Je Vous Aime Beaucoup?), Glass Beads, Você esteve com meu bem, Coisas distantes (Forgotten Places), Minha saudade, Valsa (Bebel), dentre outras.






 



Tom Jobim
Um dos criadores do movimento da Bossa Nova, Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, conhecido por “Tom Jobim”, nasceu no Rio de Janeiro, dia 25 de janeiro de 1927 e faleceu em Nova Iorque, no dia 8 de dezembro de 1994. Dedicado à música, Tom Jobim foi compositor, pianista, maestro, cantor e violonista brasileiro. Algumas de suas composições: Garota de Ipanema, Eu sei que vou te amar, Águas de março, Pela luz dos olhos teus, Samba do Avião, dentre outras.


 

 




 



Vinícius de Moraes
Um dos fundadores do movimento da Bossa Nova, junto à João Gilberto e Tom Jobim, Marcus Vinícius de Moraes, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 19 de outubro de 1913 e faleceu em sua cidade natal, no dia 9 de julho de 1980. Figura multifacetada, Vinícius foi poeta, compositor, diplomata, dramaturgo, jornalista brasileiro. Algumas de suas composições: Soneto da Fidelidade, Aquarela, Samba da benção, a Felicidade, a Casa, o Girassol, dentre outras.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por