Águas abundantes e uma natureza espetacular. O nome desta cidade já é uma prévia do que aguarda o visitante. Bem-vindo a Bonito de Minas, cidade que mais parece um pedaço perdido do paraíso.
O ecoturismo e a prática de esportes radicais são a vocação natural e culturaldo município. Se hoje Bonito de Minas descansa corpo e alma, sua fundação, em 1937, era ponto também para o repouso dos tropeiros que vinham de Goiás. Na época, o povoado fundado por João Gasparino Pimenta chamava-se Lagoa do Barro. Nessa região, às margens do córrego Borrachudo, o comerciante de gado fazia seu primeiro pouso após ter saído de terras goianas rumo a Montes Claros.
Hoje, tanto os moradores do município, quanto os visitantes concordam com o seu fundador, João Gasparino, quando escolheu o nome para o povoado que fundara em 1937.
“Seu fundador lança o olhar para o horizonte que o cerca, vê ao longe a estrada que liga Minas à Bahia e ao Goiás. O rio Borrachudo com sua sólida ponte, as árvores que a circundam, os coqueiros, o gado a procurar a água do rio, a paz do entardecer dá ao local muito encanto, muita poesia, vindo daí a inspiração para o seu fundador dar àquele povoado o nome de Bonito.