![]() |
Para valorizar ainda mais a arte popular brasileira, especialmente o tradicional artesanato mineiro, a Regional dos Correios em Minas Gerais lançam, na próxima terça-feira (2o), um conjunto de selos com as premiadas bonecas de barro da Mestra Dona Izabel Mendes, do Vale do Jequitinhonha.
A iniciativa dos selos foi originada do Vale Mais -- Instituto Sociocultural do Jequitinhonha, que se inscreveu no edital dos Correios e apoia as mais diferentes manifestações culturais.
Os selos foram produzidos a partir de fotografias que integram o acervo do Centro de Arte Popular (Cemig), utilizando recursos de computação gráfica. Eles ilustram os valores que a Mestra Isabel Mendes, que produzia as bonecas, atribuía ao universo feminino, destacando a beleza, as noivas e os seus buquês, entre outros momentos da mulher.
![]() |
História
Nascida em Córrego Novo, em 1924, Mestra Isabel Mendes viveu a maior parte da sua vida em Santana do Araçuaí, distrito de Pontes dos Volantes, no Vale do Jequitinhonha. A artesã faleceu em 2014, com 90 anos de idade.
A sua obra foi vencedora, entre outros prêmios que ganhou, da 7ª edição do Prêmio Unesco de Artesanato para a América Latina e Caribe, quando concorreu com 90 trabalhos de 16 países.