Logotipo O Norte
Domingo,16 de Novembro

Bolas usadas nas Copas apresentam evolução

Jornal O Norte
Publicado em 30/06/2010 às 10:27.Atualizado em 15/11/2021 às 06:31.

Michelle Tondineli


Repórter



O objeto de desejo de todos que praticam o futebol, desde o  perna-de-pau até o maior jogador de todos os tempos, é a bola. De acordo com José Carlos Goulart, as primeiras indicações de uma maneira formal primitiva de futebol datam de 3.000 anos atrás, na China da Antiguidade.



- Os gregos e romanos foram os maiores expoentes de jogos. O jogo acontecia num campo demarcado, com cada jogador em uma posição como hoje, e os times, provavelmente, formados de 12 jogadores. O jogo mesmo era mais parecido com o rugby, com mais arremessos que chutes, e exigia considerável agilidade. As regras, parece, eram inversas às do futebol, uma vez que o objetivo era fazer com que a bola permanecesse atrás da linha central, em seu próprio lado, e não permitir que o adversário a pegasse. Os gols eram marcados se a bola batesse no chão - afirma.



Ele ainda diz que a essência do futebol está em seu objeto mais simples, a bola.



- E tem de ser um tipo especial de bola, também, com a habilidade de voar pelo ar quando direcionada pelo jogador e, o mais importante, repicar de forma previsível. A bola de futebol de couro mais antiga existente, provavelmente, tem 450 anos e foi encontrada escondida nas vigas em cima da cama da rainha Maria dos Escoceses, no castelo de Stirling, na Escócia, bem recentemente, em 1999. A bola foi confeccionada da bexiga de porco com um revestimento de couro costurado em sua volta - diz.



A bola da copa da África do Sul é conhecida como Adidas Jabulani. Não apenas as equipes devem se classificar para a Copa do Mundo, a bola oficial foi submetida aos testes da Fifa Quality Concept para o futebol.



- Só depois é que ela recebe o selo de aprovação. Já vimos muitos reclamarem da qualidade da bola e falar que ela é parecida com as bolas de plástico, muito leve, mas ela não deixa de desempenhar o seu papel e proporcionar momentos emocionantes para nós. Em minha opinião, a Jabulani ainda tem muito o que provar para todos, porque nós brasileiros ainda temos que acostumar com as coisas, para depois poder dar um resultado - diz.



Além da Jabulani, nesta copa de 2010, as expressões Bafana Bafana, laduma e vuvuzela também chamam a atenção.



- Bafana Bafana é o apelido da seleção da África do Sul, como se fosse a seleção canarinho para o Brasil. Laduma é uma expressão zulu que pode significar ficar famoso, trovejar ou mesmo fazer barulho e é usada pelos narradores de futebol da África do Sul. E a vuvuzela, que eu conhecia como corneta, é aquele instrumento de sopro que reproduz som, uma corneta de plástico - finaliza.



CURIOSIDADES SOBRE AS BOLAS DA FIFA



O curioso das bolas de futebol da Fifa são os nomes, que só começaram a ser usados em 1970, no México. A primeira bola da Fifa surgiu em 1930, e era uma montagem de 12 peças, porém no jogo final foram usadas duas bolas. A bola dos anfitriões, o Uruguai, supostamente era um pouco maior que a da Argentina. A segunda bola parecia com a bola de basquete e foi usada na Itália em 34 e na França em 38.



A primeira final pós-guerra no Brasil, em 1950, via ainda o uso da tradicional bola de 12 gomos, mas com bordas curvas para criar menos tensão nas costuras. De novo, as bolas usadas nas finais teriam sido feitas por fabricantes locais. Esta bola, em particular, é da lendária partida em Belo Horizonte, quando os pesos-pesados da Inglaterra jogaram com os Estados Unidos.



A Hungria fez dois gols nos oito minutos da final em Berne. Mas, a Alemanha Oriental, notavelmente, igualou nos outros oito minutos. Uma chuva torrencial ensopou os jogadores e a multidão durante o jogo, mas o goleiro alemão Turek estava em ótima forma, fazendo defesa após defesa num campo escorregadio. Juste Fontaine da França alcançou o recorde do torneio de 13 gols nestas finais e ainda o mantém, mas, apesar disto, foi o Brasil e o país anfitrião, a Suécia, que se encontraram na final em Estocolmo.



As bolas de futebol usadas no Chile em 1962 não correspondem, de forma nenhuma, às do padrão europeu. No período das chuvas, havia reclamações de que as bolas estavam bebendo água e, no sol, estavam perdendo sua cor. De fato, antes do chute inicial, bem no início da partida entre Chile e Suíça, o árbitro, Ken Aston da Inglaterra, pediu para ver as cinco bolas de futebol que seriam usadas no jogo.



Na copa da Inglaterra, em 1966, a associação de futebol convidou os melhores fabricantes para fornecerem, cada um, uma bola sem marca, dentre as quais a escolha final seria feita.



O México viu o nascer de uma nova era quando a Adidas começou sua parceria, já há muito existente, com a Fifa para fornecer bolas de futebol para todos os torneios da Fifa. Também foi a primeira vez que uma bola recebia um nome especial para Copa do Mundo Fifa, apropriado para a época. Telstar foi um pequeno satélite esférico de comunicações lançado da Flórida em 1962, mas que se tornou, provavelmente, o satélite mais famoso de todos os tempos por causa do instrumental pop com o mesmo nome que foi sucesso no mundo todo pelo The Tornados. A bola de couro de 32 gomos com seus hexágonos brancos e seus pentágonos pretos tinha uma grande semelhança com o satélite, que tinha fundo iluminado coberto de painéis escuros.



A Copa do Mundo seguinte na Alemanha Ocidental, em 1974, viu um desenho similar chamado Telstar Durlast. Os anfitriões mantiveram-se firmes contra o time mais talentoso do mundo, a Holanda.



Nessa época, a Adidas ia bem nos padrões de escolha de nomes relacionados com a nação anfitriã, então, Tango foi o nome escolhido para a bola usada na Argentina em 1978. Foi a primeira a levar a marca registrada da Adidas, que era um desenho impresso de triângulos de bordas curvas interconectados conhecidos como tríade.



A Tango Espana, desenhada para a Espanha em 1982, foi a primeira a ser feita de uma mistura de couro verdadeiro e material sintético. Tinha uma cobertura de poliuretano para maior eficiência em repelir a água.



A Azteca foi um modelo completamente novo feito de material sintético em camadas, cada uma com diferentes propriedades para dar firmeza à bola, conservar sua forma e ser completamente à prova d'agua. Esta foi também a primeira bola a exibir o desenho especial para Fifa World Cup, - a tríade foi baseada num mural asteca.



A tríade Etrusca mostrava um leão etrusco no seu desenho. A bola foi, de novo, fabricada completamente com camadas de fibras totalmente sintéticas, incluindo uma de látex para dar estabilidade e resistência a rasgar, uma camada de neoprene para tornar a bola impermeável e uma camada de poliuretano externa para resistência ao desgaste e boa qualidade de repique.



A bola chamou-se a Questra, a partir da palavra quest, para indicar a busca dos EUA por estrelas, e estrelas foram incorporadas na tríade. A bola foi desenvolvida na França e, depois, totalmente testada pelos times e jogadores tanto da Europa quanto dos EUA. A bola foi fabricada com cinco materiais diferentes com uma camada externa final durável, mas flexível, feita de poliuretano.



A Tricolore usada em 1998 foi a primeira bola colorida a ser desenhada para a Fifa World Cup. Sua tríade incorporava os símbolos da nação anfitriã, a França - um galo, um trem em alta velocidade e uma turbina. A bola era de um material sintético totalmente novo, moldada com espuma sintética que afirmavam dar melhor compressão e mais repiques, características de suas antecessoras. A espuma era feita de microcélulas cheias de gás, que distribuem energia igualmente quando a bola é chutada.



Esta foi a final que todo mundo esperava.



Em 2002 a bola para a  copa do Japão, conhecida como a Fevernova, era o resultado de três anos de aperfeiçoamento na Tricolore no centro de pesquisa da Adidas em Scheinfeld, no sul da Alemanha. O material consiste em seis camadas ou revestimentos, começando com uma bexiga de látex natural dentro, depois um tecido de malha Raschel com três camadas, a espuma sintética, uma camada de poliuretano, uma impressão protegida com tinta Iriodin e, finalmente, uma camada de poliuretano transparente resistente ao rasgo.



Demorou bem mais de três anos de intensa pesquisa e desenvolvimento para apresentar a Adidas +Teamgeist, a bola com melhor desempenho até então, da Alemanha em 2006.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por