Segundo seu criador, o chileno Rolando Toro, mais que uma ciência, a Biodança é uma poética do encontro humano, uma nova sensibilidade frente à existência. É um trabalho, uma experiência educacional e re-educacional que busca o desenvolvimento pleno das pessoas na sua essência verdadeira, capazes de criar, amar e viver em contato consigo mesmas, com os outros, com a natureza...
Biodança é uma abordagem terapêutica pedagógica, sem ideologias religiosas, políticas, culturais, mas com um profundo vínculo com todas as ideologias em favor da vida e da liberdade.
A Biodança ativa os potenciais geradores de vida, com exercícios sistematicamente estudados, e aplicados coerentemente a partir do modelo teórico da abordagem. Em Biodança trabalha-se essas potencialidades humanas - bloqueadas ou adormecidas em cada um, através da gestalt Movimento-Música-Vivência. A música induz o movimento deflagrador de vivência integradora. O movimento corporal revela o movimento existencial. A ideia é, se muda o movimento do corpo, muda o movimento da vida.