Wagner Black fala da difícil trajetória até descobrir a profissão e a música e traz a Montes Claros o conhecido Nariko, cabeleireiro do jogador Neymar
(DIVULGAÇÃO)
Wagner Cardoso dos Santos, de 35 anos, conhecido como Wagner Black, nasceu em Ubaí, mas mora em Montes Claros há 26 anos. Escolheu o bairro Independência para viver com a esposa Adriana e os filhos, João Davi, Rebecca e Evellyn. Filho de dona Maria Elievaldeth e seu Wilson, ambos falecidos, ele conta que as condições nas quais viveu poderiam tê-lo desestimulado para sempre.
Filho de pais alcoólatras, morou nas ruas, passou por dificuldades financeiras e lutou duramente para sobreviver. “Pedíamos esmolas, engraxava sapatos, lavava carros. Mas o que mais marcou a minha infância foram as palavras do meu pai, que me dizia: ‘seja homem, não roube, saiba entrar e sair em qualquer lugar e ser pobre e preto não é defeito’”, conta Wagner Black.
O menino cresceu e, seguindo as palavras do pai, foi à luta. Se inscreveu em um curso de cabeleireiro que era ofertado somente para mulheres.
“Conheci a Tânia Lúcia, profissional que estava ministrando um curso aqui em Montes Claros, e perguntei a ela se eu podia ser um dos alunos. Ela me recebeu de braços abertos. Em princípio, não pensei em seguir a carreira. Mas aprendi com ela que ser barbeiro não é simplesmente cortar um cabelo ou fazer uma barba. É ser psicólogo, tocar na alma dos clientes. Depois do curso, não parei mais. Me tornei profissional e referência na área. Fui instrutor de barbeiro e já formei mais de 150 profissionais, através dos workshops que ministrei. Gente que chegou desacreditada, mas que hoje vive da barbearia”, diz.
Em abril deste ano, Wagner Black recebeu em São Paulo o título de “Barbeiro destaque do Brasil”. Foi o único representante de Minas.
MÚSICA
Além da barbearia, Wagner Black utiliza a profissão para evangelizar nos bairros da cidade por meio de ações sociais. O ministério de música que comanda “O Verbo”, de rap cristão, retrata a realidade dos dias atuais.
“Nossa mensagem é de fé, esperança e vida. Através do rap aliado à palavra de Deus, tenho entrado em vários becos e vielas dessa cidade”.
WORKSHOP
Wagner traz a Montes Claros, na próxima semana, para um workshop, o cabeleireiro Nariko, que começou cortando cabelo no quintal dos pais, no litoral paulista, e que agora cuida do visual do camisa 10 da Seleção, o jogador Neymar.
O evento acontecerá no dia 22 de julho, no Hotel Monterey, a partir das 9h. Também participam Tigrão Stylus Barber de São Paulo, especializado em cabelos afro e coloridos e Tiano, do Salão (do Clube Atlético Mineiro).
As inscrições podem ser feitas pelos telefones (38) 99873-1266/99739-1476/ 99245-2299/99922-1032 e 99875-7976. As vagas são limitadas. O valor das inscrições é de R$ 150 à vista e também no cartão.