Banda de Música da 11ª RPM alegra ruas de MOC há 60 anos

Um dos mais antigos da cidade, grupo faz parte das memórias afetivas dos moradores e se destaca como uma das principais atrações da tradicional Festas de Agosto

Adriana Queiroz
Montes Claros
31/07/2018 às 08:00.
Atualizado em 10/11/2021 às 01:40
 (Arquiivo RPM)

(Arquiivo RPM)

Quem nunca se emocionou ao ver a banda passar, como descreve a famosa canção de Chico Buarque? Tradição brasileira que vem da época do Brasil Colônia, as bandas fazem parte da história das cidades, sobretudo do interior do país, onde a arte de tocar um instrumento é passada de geração em geração. Os encontros de músicos servem como terapia para os integrantes, revelam talentos e – o mais importante – alegram a cidade com as apresentações.

Em Montes Claros, um grupo em especial faz parte da trajetória e memórias afetivas dos moradores. Trata-se da banda de Música da 11ª RPM – Região da Polícia Militar, que completa 60 anos e é uma das principais atrações das Festas de Agosto, a maior e mais importante manifestação cultural e tradicional – com 179 anos de existência e resistência.

À frente da banda há um ano está o tenente Paulo Roberto Cruz Gomes, natural de Leopoldina, na Zona da Mata Mineira. A paixão pela música entrou na vida dele através da igreja evangélica Congregação Cristã no Brasil. 

“A igreja tem uma orquestra e manifestou em mim o interesse de estudar música. E minha vinda para Montes Claros foi em ocasião da conclusão do curso de habilitação de oficiais – Músico”, diz o tenente.
 
Fale sobre as principais mudanças no meio musical das bandas e dos músicos?
A música vem evoluindo com o passar dos tempos, novos estilos estão surgindo e conquistando espaço. E com isso é exigido que o músico seja cada vez mais versátil e globalizado, ao passo que conquista o público, também valoriza e mantém a arte musical.
 
Ser maestro titular da banda implica uma dedicação muito assídua a este projeto. Como consegue conciliar em termos de agenda? Qual a regularidade dos ensaios?
A função de maestro requer muita dedicação, estudo, pesquisas e muitas horas extras de dedicação. A Banda de Música da 11ª RPM tem uma agenda muito apertada, pois atende a 77 municípios do Norte de Minas. E ainda por ser uma região muito grande às vezes é necessário viajar mais de 300 quilômetros para atender ao nosso público.
 
Sabemos que o repertório que aborda é vasto e eclético, mas tem preferência por alguma época específica ou por algum compositor em especial?
O repertório é eclético, procuramos executar músicas voltadas a cada tipo de público. Gosto do período Barroco, com destaque a Johann Sebastian Bach. E a música preferida é Abertura 1812 de Piotr Ilitch Tchaikovsky, período Romântico.
 
Sente que a formação deve ser uma constante na vida de um músico?
Sim, o músico deve estar sempre estudando e atualizando, participando de oficinas, workshops, recitais, dentre outros.
Ao final da entrevista, o maestro citou Platão:
“A música é o meio mais poderoso do que qualquer outro, porque o ritmo e a harmonia têm sua sede na alma. Ela enriquece esta última, confere-lhe a graça e ilumina aquele que recebe uma verdadeira educação”.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por