Michelle Tondineli
Repórter
O Balé Marilene Matos, do Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, completa 30 anos em 2009. Para comemorar, apresenta o espetáculo Fascinação, desde ontem, segunda-feira, até 06 de dezembro, a partir das 20h, no Centro Cultural de Montes Claros.
De acordo com a professora e coordenadora Marilene Matos, a apresentação é dividida em dois espetáculos.
De 30 de novembro a 02 de dezembro apresentam-se os alunos do primeiro ao quarto ano, bailarinos da musicalização.
De 04 a 06 de dezembro é a vez dos alunos do quinto ao nono ano, bailarinos da musicalização e convidados. Apresentação de balé clássico, contemporâneo, moderno e jazz.
A professora conta que os ensaios e preparativos para o espetáculo começaram em setembro.
- Vimos de uma maratona grande de ensaios aos finais de semana. Em comemoração aos 30 anos do balé do Conservatório, o espetáculo se chama Fascinação. É o amor que tenho pelo balé e a arte no geral.
Marilene afirma que o balé é sua vida, a sua alma, nestes 30 anos.
- Para dançar não existe limite. E este ano fizemos uma tomada geral de 30 anos de trabalho. Entre os dois espetáculos são quase 300 alunos. Para ser aluno do conservatório é necessário participar de uma seleção musical. O balé entra como atividade deste instrumento, extracurricular, completa.
Com 30 anos de balé, Marilene só tem a agradecer as pessoas com quem trabalhou, que ajudaram o balé a crescer.
- Quero agradecer a participação dos ex-alunos, aos pais, ao pessoal presente e quero convidar a todos. Sinto-me muito honrada por fazer parte dessa família do conservatório. Este espetáculo é apresentado somente nos finais de ano. Mas sempre apresentamos para escolas ou outras entidades que nos convidam.
A aluna Evelyn Lorena de Oliveira Silva pratica balé há dois anos com Marilene e conta que ela é uma excelente professora.
- Só aumenta o meu interesse pela dança a cada ano. As oportunidades de apresentações têm sido bem maiores e espero que as pessoas saibam valorizar e contribuir para esta nossa apresentação nesta semana. Vale a pena vir.
Ingressos à venda pelos telefones (38) 9956-1095 e 3213-2095, ou no Conservatório e Centro Cultural.
30 ANOS DE BALÉ E NOVOS SONHOS
O balé tem suas raízes na Itália renascentista, através das pantomimas -peças de teatro sem falas, utilizando apenas expressões faciais e corporais, geralmente improvisada - que eram realizadas por atores e circenses em grandes salões para membros da corte. Os princípios básicos do balé são: postura ereta, uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores), verticalidade corporal e e simetria.
Para realizar boas apresentações, Marilene Matos diz que o Centro Cultural é suficiente, mas pode melhorar.
- Podemos melhorar, mudar esta prática de arrumar funcionários, som, roupas, cabelo, espaço e agenda antecipada. Espero que agora possamos ter um teatro central para nos favorecer. Nesta parte de preconceito melhorou muito durante os anos. Pelo menos os meus espetáculos tem tido um público imenso, é favorável para mim.
Marilene destaca que às vezes sua inspiração vem de um lado da rua. Ela simplesmente decide fazer e lapida para as aulas novas ideias.
- Os alunos ajudam para que as ideias possam fluir, ficando sempre grande com excelentes formas. Para montar coreografia depende do nível da turma. Por exemplo, com as alunas principiantes devemos trabalhar devagar, sem pressa. Temos que ver a disciplina, o horário.
A professora diz que as alunas iniciantes ensaiam uma vez por semana, e as alunas de nível avançado, em dois dias.
- Já tive alunas que demoraram a aprender. As iniciantes são tímidas, com a musculatura toda frouxa. Elas mesmas observam que com dois meses já existe uma diferença enorme. É impressionante como isso é favorável para a aluna. O balé trabalha a coordenação motora e ela se sente tão bem. Isso é um presente.
A aluna Camila Andrade está há sete anos em curso com Marilene. Para ela, as transformações com o corpo e com a vida acontecem desde o início.
– Eu entrei como iniciante e com os anos fui mudando de turma, assim como meu corpo, minha mente e minha vida. Durante o tempo, fui adquirindo novas técnicas. Devemos treinar bastante para chegar aonde queremos. Eu quero ser bailarina e estou empenhada para isso. Os espetáculos de fim de ano sempre trazem muita correria, mas é ótimo.
Outras informações sobre o balé Marilene Matos podem ser obtidas junto ao Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernandez, através do telefone (38) 3221-4466.