Artista autodidata, percussionista, compositor e poeta, Babilak Bah concebeu e criou em 2000 o projeto Enxadário: orquestra de enxadas explorando os timbres desse instrumento até então utilizado como ferramenta de trabalho.
Seu trabalho, de mais de 20 anos de carreira, é reconhecido nacionalmente. Babilak Bah participou da coletânea Rumos Itaú Cultural /2005, e foi o único artista de Minas selecionado na Caravana Pixinguinha /Ministério da Cultura em 2007. Também tocou em importantes festivais como a Feira da Música Independente Internacional de Brasília, Melhores do Prata da Casa do Sesc em São Paulo, e do próprio Conexão Vivo com ampla repercussão de público e mídia.
Com a proposta de aprofundar ainda mais sua pesquisa e a poética experimental, Bah apresenta agora ao público o projeto Enxadigma: pesquisa e construção de instrumentos. O novo show é composto por um quarteto de enxadas, novos instrumentos idealizados por Bah e construídos com o auxílio do músico e compositor Waldo Lima do Valle e de Luthier Beto. O projeto teve seu processo de pesquisa e maturação iniciados em 2007 e chega ao público como uma proposição sensorial e rítmica impactantes.
São instrumentos feitos com corte de precisão à laser em chapas de aço agregados à materiais como couro, captadores e circuitos eletrônicos. Em Enxadigma, o som metálico do ferro das enxadas dialoga com as novas tecnologias da música eletrônica, revelando uma evolução da densidade e da vitalidade sonora do artista.