‘Resolvi me reinventar. Escrevi um novo livro’

Autor de mais de 40 obras, Ivonildo Teixeira fala sobre relação do homem e de Deus com o dinheiro

Adriana Queiroz
17/03/2022 às 00:15.
Atualizado em 17/03/2022 às 10:18
"A Bíblia, o livro mais antigo e o mais vendido no mundo, é o que mais comenta sobre dinheiro: 2095 vezes. Dinheiro é ideia de Deus" (SAMANTA NASCIMENTO/DIVULGAÇÃO)

"A Bíblia, o livro mais antigo e o mais vendido no mundo, é o que mais comenta sobre dinheiro: 2095 vezes. Dinheiro é ideia de Deus" (SAMANTA NASCIMENTO/DIVULGAÇÃO)

Ivonildo Teixeira, 61 anos, nasceu em Francisco Sá, no Norte de Minas. Quando tinha apenas 30 dias de vida, a família se mudou para Montes Claros, onde viveu até se mudar para Vila Velha (ES).

Bacharel em Teologia na FTN (Campinas/SP), Ivonildo é fundador da Igreja do Nazareno no Estado vizinho. Escritor com mais de 40 obras publicadas nas áreas de Finanças e Liderança, já conheceu quase todo o país pregando a palavra, em palestras (menos o Acre). Esteve nos cinco continentes em mais de 2.350 denominações religiosas.

Ivonildo começou a escrever em 1997. Entre os sucessos da vida literária, a publicação “Chega! Mendigo Jamais, Finanças com propósito”, “Lágrimas de um Sacerdote” e “Mexeram no meu dinheiro”. 

Nesta sexta-feira Ivonildo fala aos fiéis montes-clarenses, na Igreja “O Brasil Para Cristo”, presidida pela Missionária Dilma Di Jaques ( Lourdes). No domingo, às 9h, na Primeira Igreja Batista de Montes Claros e à noite, no Ministério Evangélico As Nações Para Cristo (Major Prates). “Um culto de gratidão a Deus por 40 anos de serviços prestados”. 

Quais as melhores lembranças do Norte de Minas?
Meus primeiros contatos com a igreja, onde ouvia falar do amor de Jesus pela humanidade. Os amigos que conquistei no Grupo Clóvis Salgado e no Colégio Estadual Professora Dulce Sarmento. Ah! O pequi, a carne de Sol, o andu, requeijão de Salinas e o queijo, pão de queijo, entre outros.

 
Você produziu na quarentena? 
Em casa, sim. Fora, só via redes sociais, em lives. Um tempo assustador! Em se tratando da chegada de um vírus, certamente uma tragédia jamais vista por esta geração. Como viajo bastante por trabalhar com o público, e praticamente muita coisa foi cancelada, acabei sendo levado nessa “correnteza”. Resolvi me reinventar. Escrevi um novo livro, “Reinvente, reflexões em tempos de Pandemia” (Ed. Shamah, GO). 
 
Leu muito também?
Li em 2020 53 novos livros e a Bíblia, que contêm 66 livros. Em 2021, 101 livros e novamente a Bíblia. Fiz corridas de 10 km dia sim dia não. Orei a Deus como nunca na minha vida! Ajudei em casa. Aprendi a fazer alguns tipos de comidas, fiquei mais perto da minha família e longe de quase todos, como todos em geral. 
 
Entre seus livros publicados algum te cativa de forma especial?
O primeiro ninguém esquece. “Chega, Mendigo Jamais”, está na 19ª Edição, traduzido para o espanhol e o italiano.  
 
Você é sempre convidado para realizar seminários e palestras sobre finanças. De que forma alguns de seus livros vêm ao encontro das necessidades urgentes do homem moderno?
A despeito de ter a sua roupagem de valor mudada em algumas épocas, como pedras preciosas, prata, ouro, bronze, plantações, alimentos, até chegar as moedas e depois o papel, o dinheiro sempre foi dinheiro e o ser humano também. A Bíblia, o livro mais antigo e o mais vendido no mundo, é o que mais comenta sobre dinheiro: 2095 vezes. Dinheiro é ideia de Deus: ‘Minha é a prata e meu é o ouro, Ageu 2.9’. O dinheiro é o resultado de um trabalho honesto (pelo menos devia). Deus abençoa o trabalhador como seu trabalho, independentemente do credo religioso. Todavia, nos fala de alguns princípios transformadores que homens de sucesso conhecidos na História, como Abraão, Isaque, Jacó (patriarcas da fé), Salomão, o rei mais rico da história, e outros como John D. Rockefeller, o bilionário do petróleo, Robert LeeTourneau, o inventor da Escavadeira Cartepillar, o apresentador e dono do SBT, o judeu Silvio Santos, que, ao serem questionados sobre o segredo de serem bem-sucedidos, prósperos naquilo que fazem, são unânimes em dizer: ‘praticamos os princípios da entrega do dízimo e a generosidade tanto em atos, como palavras, doações, ofertas, partilhas. 
 
Fale sobre o mais recente: 
Um livro que dá ao leitor o conforto de ler um texto curto e diário, como gotas de bálsamos regadas no propósito de lhe abrir os olhos para tempos nebulosos e, como eu, reinventar a sua vida, e ser cada vez melhores. É possível!
Você pode adquirir o livro acessando a Bio do Instagram 
@ivonildoteixeiraoficial

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por