Michelle Tondineli
Repórter
O Centro cultural Hermes de Paula neste mês de janeiro resolveu dar férias para a galeria de arte e para o teatro, na realidade, um auditório ampliado. O fato pode significar que uma reforma para o teatro Cândido Canela está por vir.
De acordo com o secretário adjunto de Cultura, Lipa Xavier, o fechamento do auditório já se iniciou.
- A reforma vai acontecer, mas ainda não temos a previsão de data. No momento, o teatro está fechado para realizarmos o levantamento de custos dos equipamentos eletrônicos e hidráulicos e do espaço físico, além de cadeiras e palco - afirma.
Segundo o secretário, uma reforma não acontece há mais de 20 anos e, com o passar do tempo, tudo vai ficando degradado, de uma administração para outra.
- Mesmo que não seja uma reforma dos sonhos, devemos fazer pelo menos uma inovação e melhoria. Estamos com problemas nas poltronas, cortinas, na madeira do palco e nos equipamentos eletrônicos no geral. Eles vão se depreciando com o tempo e queremos colocá-los em condições de atender a sociedade. Queremos evitar que aconteça um curto circuito e cause um dano maior - afirma.
Lipa afirma que a programação deste ano na galeria e no teatro provavelmente começará a partir do próximo mês.
- Não sabemos se já vamos começar neste mês. Pode ser que sim ou pode ser que não. No momento, é só o orçamento de quanto ficaria a reforma. Mas, se tiver movimentação no teatro não é possível fazer esta avaliação. Para agendar o teatro ou a galeria do centro cultural deve-se procurar Rita Maluf – diz.
Segundo Lipa Xavier, o calendário fixo da secretaria poderá contar com novos projetos.
- Nosso calendário permanente da secretaria que acontece todos os anos, com festa do pequi, mostra de teatro, festas de agosto, Psiu poético e outros, continuará acontecendo. De novidade, está por vir uma exposição de obras literárias - finaliza.
Para entrar na lista de agenda para o mês de fevereiro pode-se ir ao para o teatro Candido Canela ou ligar (38) 3229-3456.