Samuel Fagundes
Repórter
O curso de piano do Conservatório Estadual Lorenzo Fernandes realiza nesta quinta-feira às 18h30 uma audição de piano com músicas nacionais e estrangeiras.
Serão 12 peças tocadas por alunos do 1º e 2º grau do curso, sendo a primeira parte com músicas de compositores estrangeiros, tocadas por alunos por alunos 1º grau, uma peça do compositor César Frank, duas peças de Johann Sebastian Bach e uma peça de Clemente.
Na segunda parte a maioria de alunos é do curso técnico, que é o segundo grau, sendo apenas dois do primeiro grau. Esses alunos tocarão peças brasileiras, duas peças do compositor brasileiro Francisco Mione, que são duas valsas, uma peça do patrono do conservatório, Oscar Lorenzo Fernandes, duas peças do Edino Krieger, uma peça do Ernesto Nazaré e finaliza com duas peças do grande compositor Vila-Lobos.
De acordo com a professora e coordenadora do curso de piano Eliane Maria Pereira, será uma audição que deve durar aproximadamente 50 minutos. Se apresentarão alunos do curso de piano que é feito pelas professoras Larissa Aquino Oliva, Maria de Fátima Maia Madureira e Eliane Maria Pereira.
Eliane Pereira é professora de piano no conservatório há 27 anos
(foto: XU MEDEIROS)
MÚSICAS
Ela explica que serão vários estilos, cada um na linha de seu compositor. Nas músicas brasileiras é bastante perceptível o estilo brasileiro, como na música Passa Passa Gavião de Vila Lobos, que tem um tema folclórico e o próprio chorinho do Edino Krieger, que é uma música bem brasileira.
- As músicas foram selecionadas, de acordo com o gosto e com o nível musical dos alunos. A princípio nós faríamos uma audição só com músicas de compositores brasileiros, mas devido a pedidos dos alunos resolvemos deixar que eles toquem músicas de compositores estrangeiros também. As apresentações alem de divulgar a arte, a música e o piano, é um treinamento muito importante para o aluno. Para que eles tenham contato com o público, para se acostumarem a tocar e a subir no palco. É uma pratica que temos no estudo, de fazer apresentações – explica Eliane.
EXPECTATIVA
Segundo Eliane, a expectativa é que essa audição sirva também como um preparo para os alunos que vão participar do concurso Estímulo de piano que acontece na próxima semana. Varias peças dessa audição desta quinta-feira serão tocadas também no concurso.
SERVIÇO
A Audição acontece nesta quinta-feira a partir das 18h30 e a entrada é gratuita.
CONCURSO QUE DIVULGA A MÚSICA
O Conservatório Lorenzo Fernandes realiza no próximo dia 1º, o XII Concurso Estímulo de Piano Junia Melo Franco. As apresentações começam às 16h no auditório Marina Lorenzo Fernandes. A entrada é gratuita.
CONCURSO
O concurso é dividido por turnos, que são como categorias que dividem os alunos de acordo com o grau de aprendizado. Como é um concurso estimulo, existe uma premiação para todos os candidatos que receberem medalhas, todos os turnos têm 1º, 2º e 3º lugar e a menção honrosa. Há também um prêmio simbólico em dinheiro que é dado aos três primeiros colocados de cada turno. Esse prêmio é oferecido pela mãe da Junia Franco.
HOMENAGEADA
De acordo com Eliane Pereira, Junia Neiva de Neto Franco foi uma grande professora do conservatório Lorenzo Fernandes, filha de Dr. Julio Melo Franco e de Santusa Melo Franco. Eliane conta que Junia é uma pessoa muito querida até hoje, ela faleceu prematuramente aos 37 anos, há 15 anos.
- Foi uma professora que nos marcou muito porque era apaixonada com a música, em especial o piano e o canto, e tinha uma grande dedicação ao curso de piano do conservatório. Foi a coordenadora durante anos, e inclusive coordenou vários concursos nacionais de pianos. Quando tivemos a idéia de fazer o concurso Estímulo de piano, que é um concurso apenas entre os alunos do conservatório de Montes Claros e dos alunos que estudam no anexo em Bocaiúva, colocamos o nome dela no concurso como uma homenagem, a ela que tinha uma característica especial, que era se dedicar aos alunos com muito carinho, independentemente dele ter mais ou menos facilidade para aprender. Ela queria colocar o aluno para frente, para tocar. E essa era uma característica marcante dela - diz Eliane.