
Montes Claros recebe, entre os dias 19 e 21 de agosto, quatro oficinas gratuitas promovidas pelo Grupo Galpão como parte da programação da turnê do espetáculo Cabaré Coragem pelo Norte de Minas. As atividades serão realizadas no Laboratório 7 do Circuito de Conhecimento da Unimontes e são voltadas a pessoas interessadas em gestão, produção, comunicação e tecnologia da cena. As inscrições estão abertas pela plataforma Sympla do Grupo Galpão, com 30 vagas por oficina e emissão de certificado.
A programação começa na quarta-feira (19), com a Oficina de Gestão de Projetos Culturais, ministrada por Alba Martinez, das 9h às 13h. A atividade aborda aspectos da elaboração e gestão de projetos culturais, incluindo mecanismos de incentivo, planejamento e relacionamento com equipes e parceiros. À tarde, das 14h às 18h, Fernanda Lara conduz a Oficina de Comunicação Cultural, com foco na comunicação de projetos culturais, na relação com diferentes públicos e no uso de ferramentas aplicadas ao cotidiano da área.
Na quinta-feira (20), das 14h às 18h, será realizada a Oficina de Produção Cultural, com Gilma Oliveira. A atividade apresenta as etapas de montagem, circulação e realização de turnês, a partir da experiência do Grupo Galpão, incluindo temas como planejamento, orçamento, cronogramas, logística, contratos e parcerias. Encerrando a programação, na sexta-feira (21), das 9h às 13h, Beatriz Radicchi e Rodrigo Marçal ministram a Oficina de Tecnologia da Cena, que apresenta os bastidores do teatro e os processos relacionados à iluminação, sonorização, cenotécnica e produção técnica.
Além das oficinas, o Grupo Galpão promove um bate-papo com o público no dia 19, das 19h às 20h30, na Casa Teatro Vanda Dias. A participação é gratuita, conforme a capacidade do espaço.
A programação integra a passagem do Cabaré Coragem pelo Norte de Minas. A montagem, que estreou em 2023, combina música ao vivo, números de variedades, dança, fragmentos de textos de Bertolt Brecht e dramaturgia própria. Em Montes Claros, a apresentação será no dia 20 de agosto, às 19h30, no Estacionamento da Biblioteca Central do Campus Unimontes, com entrada gratuita. Depois, o espetáculo segue para Bocaiúva (22), Francisco Sá (25), Grão Mogol (27) e Janaúba (29), encerrando a turnê. Em todas as cidades haverá bate-papo com o elenco.
De acordo com o diretor do espetáculo, o ator Júlio Maciel, a turnê é uma experiência de comunhão com a plateia, que participa ativamente do espetáculo. “A criança se diverte, as pessoas mais velhas também, e esse jogo com o público torna a experiência muito especial. É um espetáculo que convida as pessoas a parar, assistir e se envolver, e essa diversidade é muito importante para a gente”, afirma. A turnê é realizada por meio da Lei Rouanet e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com patrocínio exclusivo da Cemig.
