Logotipo O Norte
Terça-Feira,16 de Setembro

Associação Baru Cultura realiza oficinas de construção de tambor

Jornal O Norte
Publicado em 20/02/2013 às 09:06.Atualizado em 15/11/2021 às 16:59.

Iniciativa é uma forma de repassar conhecimento e valores da cultura regional



Você pode ouvi-lo na música dos foliões, nas cantigas de roda, no congado, no quilombo ou em uma canção desconhecida que toca pela rua. O tambor está presente nas principais manifestações culturais do nosso povo.



A Associação Baru Cultural está realizando desde o último sábado (16), a 1ª Oficina de Construção de Tambores da Orquestra Catrumana do Groove Solto. O projeto tem como objetivo capacitar os participantes para a fabricação de tambores, e utilizar o processo de aprendizagem na construção dos instrumentos para reafirmar e repassar valores da cultura e da música regional.



São parceiros da Associação Baru Cultural, o Centro de Agricultura Alternativa (CAA), a Articulação do Semiárido Mineiro (ASA Minas) e o Sindicato de Trabalhadores Rurais (STR) de Porteirinha. A Orquestra Catrumana do Groove Solto é financiada pelo Edital de Microprojetos da Bacia do Rio São Francisco/ Funarte, do Ministério da Cultura, e foi idealizada em 2011 com o objetivo de fortalecer o sentimento de prazer e de identidade com a cultura e história local, em especial, os Caboclinhos, Marujadas e Catopês.



As oficinas vão até o mês de abril na sede da Associação. Ao todo serão fabricados 10 tambores e outros instrumentos que farão parte do acervo da Orquestra. Na programação, além das oficinas que irão ensinar todos os passos desde a escolha do material até a finalização dos instrumentos, está uma grande apresentação com músicos e alunos da oficina em Montes Claros e em outras cidades do Norte de Minas. 



O calendário de atividades do projeto também prevê ensaios abertos em locais públicos, pré-apresentações gratuitas que acontecerão na Praça Dr. Carlos, na feira de artesanato da Praça da Matriz, e em centros educacionais da cidade.



Para o músico Adriano Léllis, representante da Associação Baru Cultural, a Oficina é uma grande oportunidade de divulgação e fortalecimento da música regional.


“A Orquestra Catrumana de Groove Solto tem uma proposta especial para a música Norte Mineira que une conservação das raízes e experimentação sonora. Da mesma maneira, a Oficina de Construção de Tambores irá trabalhar com estes aspectos. Será uma experiência enriquecedora para os alunos, que além de aprender a construir seus instrumentos, criarão uma relação mais intima e fortalecida com a música. Também esperamos que o projeto seja enriquecedor para a população de maneira geral, que ganha pessoas capacitadas na construção de instrumentos, e que tem a oportunidade de ver e ouvir mais de perto a música que os artistas daqui estão produzindo, nas apresentações da Orquestra Catrumana.” – afirma.

Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por