Os velhinhos do asilo São Vicente de Paula estão comemorando o natal em grande estilo. E, nesta sexta-feira, a festividade chega ao fim, com várias surpresas para agradar a todos.
A programação natalina começou no domingo, 20, com as mais diversas atividades para agradar aos 91 idosos moradores do Lar Betânia. A presidente do asilo, Eva Marlene Oliveira, explica que destes 91 idosos, 40 são acamados.
- Os preparativos nós começamos desde o início de dezembro aqui no Lar Betânia. Dia 20 tivemos a festa dos padrinhos com Papai Noel e distribuição de presentes. Dia 23, um almoço natalino no Automóvel Clube. No dia 24, teremos um almoço festivo com exceção dos acamados que não podem sair. E no cardápio é previsto o que eles mais gostam como torresmo, frango assado, pernil, purê de batata, verduras e suco - afirma.
Segundo Eva, no dia de natal, 25, o café da manhã e o almoço também terão as receitas favoritas, além de contar com a presença do Papai Noel.
- O café da manhã é com direito a muito requeijão, bolo e frutas. Eles sempre demonstram gostar das festividades, pois nem todos saem para visitar a família. Algumas coisas para realizarmos o natal, como alimentos, são doações, outras temos que comprar, a decoração eles fazem e vamos aproveitando a dos anos anteriores - diz.
Eva diz que a presença do Papai Noel durante toda a semana é o que mais marca.
- Eles ficam ansiosos, sempre lembram do Papai Noel e do presente. Ficam perguntando cadê o dia que não chega. As visitas do Papai Noel são diárias para preparar o clima. Eles dançam e são animados. Logo após, o asilo recebe os foliões. Fazemos o possível para alegrá-los com uma qualidade de vida melhor, com assistência médica e alegria - completa.
A distribuição de presentes cabe aos padrinhos de cada idoso. De acordo com Eva, existem os presentes de prevenção.
- Caso um dos idosos não receba o presente, nós temos separados presentes para homens e mulheres. Assim, o que não recebeu não ficará triste. Eu convido a comunidade a vir, conhecer o asilo e alegrar os idosos. Este asilo é da sociedade São Vicente de Paulo, que contribui e tem as conferências em quase todos os bairros. Estas conferências nos dão assistência, e visitas aos idosos para motivá-los. Também temos estagiários que realizam festinhas e estão em função deles - explica.
Segundo Eva, o asilo recebeu patrocínio para realizar oficinas de artesanato. A oficina começou em agosto e, deste então, não parou a produção.
- Eles começaram a produzir enfeites para a árvore de natal, guirlandas, anjos, eles ajudam a fazer ou ao menos ficam por perto para levantar a autoestima e se sentirem motivados. Eles já fizeram pintura em tecido, bordado, bijuterias, bonecas, chaveiros, imãs de geladeira e outros. Eles se esforçam para conseguir fazer as coisas sozinhos - diz.
Para o morador do asilo Adão Oliveira da Silva, a animação do natal e de qualquer outra festa no asilo é contagiante.
– Eu gosto bastante do natal, é bem animado, estou bem satisfeito e ansioso para a programação da semana. Gosto de morar aqui no asilo, tenho meus companheiros. A visita do Papai Noel alegrou a todos durante esta semana, eu morava na roça e quero ver as coisas diferentes - finaliza.
Outras informações podem ser obtidas através do telefone (38) 3214-1244.
