Adriana Queiroz
Reporter
Tudo começou de uma brincadeira, mas o resultado foi tão gratificante que a estudante do ensino Médio, Nathália, de 15 anos, resolveu investir no artesanato em caixas de madeira.
Nathália Giovana Correa Ruas faz o 1º ano do ensino médio na escola estadual Professor Alcides de Carvalho. Nas férias de janeiro deste ano, entediada, resolver fazer um curso de artesanato em caixas de madeira em uma papelaria da cidade.
- Na verdade, eu chamo minha arte de estampa tédio. Estava de férias e sem fazer nada em casa, à toa. Aí fiz um curso de decoração de decoupage em caixas de MDF, um tipo de madeira fina - conta a artista.
Com o esforço da jovem estudante, a família, resolveu incentivá-la, comprando as caixas.
- É muito satisfatório o trabalho. E o mais interessante é que minha família acabou comprando, presenteando outras pessoas, e essas pessoas começaram a encomendar novas caixas.
Para ela, o silêncio é importante na hora de executar o trabalho, proporcionando concentração e tranquilidade.
Nathália usa guardanapo para decoupage, fitas de cetim, pedrarias, tintas e verniz para trabalhar as caixas de vários tamanhos. Um de seus trabalhos mais especiais foi quando a estudante fez uma caixa para sua avó paterna.
- Não sabia o que ia colocar. Meu avô havia falecido há um ano e eu quis homenageá-los. Fiquei imaginando como seria. Lembrei da única foto de casamento que ela tinha. Escaniei a foto e fizemos um trabalho diferenciado na caixa. A foto era em preto e branco. Fiz um tratamento envelhecido e usei a técnica craqueler dourada. Um jeito bonito de envelhecer o objeto, dá um ar de antiguidade. Minha avó ficou emocionada com o presente e até chorou - diz
Quando não está assistindo TV ou na escola, é na sala de jantar que Nathália espalha suas tintas e o restante do material.
- Estou pensando em criar um espaço na minha casa, um cantinho para criar, organizar meu material.
Outra novidade da estudante é a criação do kit banho, um sugestivo presente para o dia das mães, composto por uma toalha de mão, um sabonete líquido ou barra, uma bucha para banho, toca de banho, uma tiara para prender o cabelo para maquiar, entre outros.
A artista também trabalha com lembrancinhas para casamento, porta-jóias, kit de cozinha, caixas para adolescentes com pedrarias e cores marcantes como rosa pink, lilás e roxo e botões. E tem mais: caixa para álbum de fotos, caixa para DVD e kit bebê.
- Ela já é tranquila por natureza e agora criou um senso de responsabilidade, sabe que tem prazo para entregar, está ganhando o seu próprio dinheiro - diz Andrea Ruas, assistente social, mãe de Nathalia.
- Pra mim, a inspiração vem de Deus e eu pretendo ampliar, buscar mais, desenvolver novas técnicas. Enquanto vou fazendo minhas caixas, sonho em fazer Medicina. Sei que vou ter que parar daqui um tempo, para me preparar para o vestibular, mas enquanto isso vou trabalhando com responsabilidade - finaliza.
