Manter viva uma tradição que transcende as fronteiras do Norte de Minas incentivou o piraporense Vinicius Ribeiro a organizar uma exposição sobre os Catopês, Marujos e Caboclinhos, que acontece de forma virtual, dentro do projeto Catopê Contemporâneo. 

Com um olhar diferenciado, Vinicius resgatou as imagens dos catopês, apresentando-as de um ângulo que as diferenciassem das representações tradicionais do congado norte-mineiro em termos de abordagem e estética. Assim, criou novas obras para a exposição virtual 2.0.

“Para a mostra “Catopê Contemporâneo”, a proposta era homenagear os símbolos das Festas de Agosto, explorando possibilidades artísticas trazidas pela arte contemporânea que dialogassem também com as representações tradicionais. Meu desafio então foi tentar, dentro da categoria do desenho, transmitir essas ideias”, conta.
 
MOMENTO CRIATIVO
As referências artísticas de Vinicius Ribeiro são diversas. Ele diz que boa parte delas vem do contato e do estudo de desenhos de artistas do renascimento e do barroco, assim como de trabalhos de artistas modernos e contemporâneos que exploram a matéria do desenho. 

Para a Catopê Contemporâneo, na obra “Mapeamento Científico Catopê”, o artista buscou trazer um olhar estrangeiro, olhar de quem observa e tenta compreender a anatomia do corpo do catopê a partir do ponto de vista artístico-científico, assim como suas indumentárias de festa, incluindo descrições científicas dos seus músculos e movimentos tal como um livro de estudo anatômico.

“Expandi isso na seção 2.0 da exposição virtual, criando um videopoema chamado ‘Anatomia do Catopê’, com a colaboração do Rafael Oliveira, em uma obra que alude ao desenho em forma de poesia”, diz. 

INTERATIVA
Ele também criou uma obra personalizada e interativa para a exposição: quem envia uma foto própria, no site, recebe de volta a foto customizada com o tema dos Catopês, Marujos e Caboclinhos, a partir de desenhos do próprio artista, como se a pessoa estivesse com as vestes dos grupos.

Para acompanhar o artista é só segui-lo no Instagram @vini.r.s.artwork
Quem quiser ter a foto personalizada com um tema das festas feito pelo artista, basta acessar o site catopecontemporaneo.com, na aba somos todos catope.