Artesanato do Norte de Minas é destaque em Belo Horizonte

Jornal O Norte
Publicado em 05/07/2010 às 08:20.Atualizado em 15/11/2021 às 06:31.

Fabíola Dourado


Repórter



O projeto Caminhos do Norte existe há dois anos. A iniciativa consiste em divulgar o artesanato regional e gerar renda para os artesãos. Este ano a mostra será realizada na próxima semana, na Galeria Gustavo Capanema, em Belo Horizonte.



Participam da exposição cerca de 30 artesãos. Durante uma semana os visitantes poderão ver o que de melhor é fabricado na região, como: Bonecas de argila, artigos de cama, mesa e banho, licores de frutos do cerrado, cachaça, doces cristalizados, artigos para decoração de quarto de criança, bolsas, bijuterias e demais acessórios.   



Para Sílvia Veloso, que trabalha com cabaças e biscuit, a feira é a oportunidade de fazer bons negócios.



- Divulgamos a arte do Norte de Minas e ainda conseguimos vender bem os produtos. Este ano também esperamos comercializar mais e fazer novos contatos – diz a artesã.



null


A ideia do projeto surgiu em uma das visitas do deputado Ruy Muniz à barraca de Sílvia Veloso, na feirinha da Praça da Matriz.



Seu Carlos Iraídes está otimista. Ele trabalha com artesanato em ferro há 10 anos. Neste tempo, participou de simpósios em Venda Nova e na Bahia. É a primeira vez que irá expor na Assembleia.



- Meu objetivo é vender minhas peças, inclusive estou fazendo novidades exclusivas para esta feira. Meus produtos sempre agradam. Espero que a história se repita desta vez – ressalta Seu Carlos.      



O deputado Ruy Muniz acredita que feiras como esta fomentam a economia:



- É importante gerar renda para os artesãos e artistas. Muita gente da capital gosta dos produtos e admira nossa arte. O desafio agora é fazer mais eventos em outras cidades do Brasil para fortalecer a economia solidária.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por