Michelle Tondineli
Repórter
Poder transformar tecidos em juta, vagonite, felpudos para toalhas de banho, tecidos para toalhas de mesa, alvejados para pano de prato e toda linha de artigos de cama, mesa e banho é algo prazeroso para os artesãos que lidam com tecido. E este é o trabalho da artesã Maria das Dores Brant.
- Desde criança, sempre fui fascinada pelo trabalho da minha mãe e estava sempre envolvida com tecidos, linhas e agulhas junto dela. Fazia roupas para bonecas e outros brinquedos, aprendendo a bordar e costurar - afirma.
Bolsas da artesã são objeto de desejo de muita gente.
Maria das Dores trabalha com tecidos, em petwork e aplicações, em roupas de cama, mesa e banho, além de bolsas.
- Não acho difícil viver de artesanato em Montes Claros. Tenho uma clientela boa, que vai aumentando a cada ano. Não é difícil encontrar os materiais adequados para produzir, porque trabalho com tecidos, retalhos principalmente, que são encontrados facilmente no mercado - diz.
Para Dô, como é conhecida a artesã, a criatividade surge conforme o trabalho.
- A criatividade vai surgindo à medida que você começa a trabalhar. Primeiro a combinação dos tecidos e das cores, depois o formato, e por aí vai. Antes mesmo de terminar um trabalho, já estamos pensando no próximo. É um processo interessante - afirma.
Dô diz ainda que recebe ajuda na confecção dos produtos.
- Como trabalho em casa, posso contar com a ajuda do marido e dos filhos no corte das peças, nas compras. É um trabalho gostoso e que sempre envolve a família. Eu gosto muito de todo o artesanato brasileiro. Ele é muito diversificado, tanto em materiais como em criatividade, apresentando várias nuances regionais, e vem crescendo a cada dia, sendo apreciado pelo mundo todo - diz.
A artesã diz que o trabalho é também uma espécie de terapia, para diminuir a tensão.
- É um trabalho demorado e criterioso, mas muito prazeroso, e alivia o stress do dia-a-dia. O preço depende muito da peça, tenho trabalhos mais elaborados e maiores que são mais caros e mais demorados para fazer, mas tenho peças pequenas com preços bons - diz.
Os trabalhos da artesã são realizados por encomenda.
- O meu trabalho é conhecido pelo famoso boca a boca. Uma pessoa vai indicando para a outra. E isso tem crescido bastante pela qualidade dele. Tenho também uma página num site de relacionamento, o orkut, com fotos - finaliza.
Outras informações pelo email do_toninho@hotmail.com.