Arte contestadora de Rafael Corrêa

Cartunista do sul do país expõe seus trabalhos na Biblioteca Pública nos 39 anos do Centro Cultural

Adriana Queiroz
Montes Claros
23/05/2018 às 07:45.
Atualizado em 03/11/2021 às 03:13
 (ARIANA VILLA REAL)

(ARIANA VILLA REAL)

Rafael Corrêa, natural de Rosário do Sul, no Rio Grande do Sul, fez charges que chamaram a atenção nas redes sociais, uma acabou viralizando e teve 1 milhão de compartilhamentos. Foi daí que surgiu o convite para expor seus trabalhos na Biblioteca Pública Municipal, no aniversário dos 39 anos do Centro Cultural Hermes de Paula.

Atualmente, o artista, de 41 anos, formado em comunicação social, está com um projeto de livro no Catarse. É um financiamento coletivo para publicação de uma coletânea de seu trabalho. 
 
Como foi encontrar sua identidade artística? 
Desde cedo sou artista, aos 10 anos decidi que queria ser cartunista e nunca mais parei. Mas a identidade artística está sempre em transformação. 
 
Qual é o papel do cartunista? 
Acho que cada cartunista deve encontrar o seu papel como profissional. Há colegas que usam o desenho só como forma de entretenimento e não vejo problema nisso, mas eu prefiro utilizar a minha arte para fazer críticas às coisas que acho errado na nossa sociedade. 
 
Laerte, Henfil, Angeli, Carlos Latuff, Jaguar, Glauco, Chico Caruso, Millôr Fernandes são nomes que fizeram história no cartum. Você se identifica com alguns deles? 
Laerte para mim é a maior influência nacional, mas outros cartunistas estrangeiros também foram importantes na minha formação, como Quino, Sempé, Bill Watterson e Sergio Aragonés. 
 
O que é preciso para ser cartunista? 
Basta vontade. Desenhar é uma questão de prática, qualquer pessoa que treinar pode aprender e desenvolver seu próprio estilo. Mas tem que ter paciência e perseverança, não vai ser da noite para o dia. Além disso, é preciso ler e se manter informado. Um cartunista sem nada na cabeça só vai passar vergonha.

SERVIÇOExposição de Rafael CorrêaBiblioteca Municipal JucaMiranda, no Centro Cultural.Até o dia 31 de maioEntrada franca
Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por