Da Redação
Um maravilhoso sentimento de alegria é o que acontece com todos os participantes desse extraordinário evento, que se tornou uma grande manifestação cultural de encerramento da festa tradicional do Distrito de Aparecida do Mundo Novo, que acontece de 30 de junho a 04 de julho.
Idealizado e organizado pelos produtores Durval Santos e Wedson Peixoto, é realizado em parceria com a Associação Comunitária de Aparecida do Mundo Novo, com o apoio da prefeitura de Montes Claros, através das secretarias municipais de Cultura e Meio Ambiente, da Unimontes, de empresas privadas e comunidades vizinhas.
DURVAL SANTOS
O II Festival surgiu para prestar justa homenagem a Nivaldo Maciel, esse grande representante da nossa cultura popular, íntegro e correto sertanejo, ícone absoluto da sensibilidade humana.
Com o critério de fortalecer os laços culturais da região, o festival vem consolidando uma iniciativa de resgate, valorização e manutenção de costumes, saberes e tradições de um povo.
Com o objetivo de incentivar a participação de todas as comunidades vizinhas, introduzindo e reafirmando para os mais jovens o grande valor que é passado através dessa manifestação, é que se vislumbra um futuro cheio de momentos especiais.
Em sua segunda edição, o Festival de aboio e viola Nivaldo Maciel presta homenagem a todos os vaqueiros, cantadores e violeiros do sertão de Montes Claros, apresentando importantes representantes da nossa cultura de raiz. A programação inclui uma ação ambiental, com o plantio de árvores na manhã de domingo, 04, e, a partir das 14h, encontro de violeiros, cantos de aboio, ponteios de viola, rodas de lundu, modas de viola, guaiano e sapateado.
