Ao som dos tambores: vários artistas da música popular afro-brasileira se apresentam hoje no palco do 29º Festival Folclórico de Montes Claros

Jornal O Norte
16/08/2007 às 11:55.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:13

Nesta quinta-feira, o som dos tambores toma conta da Praça da Matriz, com apresentação de vários artistas da música popular afro-brasileira, no palco do 29º Festival Folclórico de Montes Claros

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net

Promovendo o resgate e preservação da cultura negra e das tradições de origem africana que pautam as manifestações artísticas de Minas Gerais, o 29º Festival Folclórico de Montes Claros apresenta, nesta quinta-feira, shows com a dupla Bruno e Fabiana, de Montes Claros, Mauricio Tizumba, grupo Tambolelê e banda Tianastácia, de Belo Horizonte.

Na noite de quarta-feira, 15, o tambor também foi o centro dos shows, com apresentação do multiinstrumentista, natural do Senegal, Mamour Bá, acompanhado de seus ex-alunos, do grupo Conexão Tribal. Também compositor e arranjador, Mamour Bá mostrou uma performance musical que vai dos sons tribais à música mais contemporânea.

FABIANA E BRUNO

Juntos há mais de dez anos, a dupla Fabiana Lima e Bruno Andrade apresentam, nesta quinta-feira, um show marcado pelos ricos ritmos africanos a partir do som do tambor, pelas manifestações populares tradicionais e pela força dos elementos da música negra.

Há quatro anos com o show Marambaia, realizado através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a dupla mineira vem se apresentando por diversas cidades do estado, se destacando no cenário cultural mineiro pela expressão cênica e trabalho autoral – gravado em CD homônimo -, além da fusão de elementos das culturas africana e brasileira, que leva a platéia ao delírio.

Fiéis a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Divino Espírito Santo, a dupla diz se inspirar na religiosidade e na diversidade cultural das Festas de Agosto para compor o espetáculo Marambaia. O resultado é um show bem cuidado e uma produção de encher os olhos. Os músicos se apresentam às 21 horas.

MAURÍCIO TIZUMBA, TAMBOLELÊ E TIANASTÁCIA

Não é possível falar em cultura afro-brasileira sem incluir o músico, cantor, ator e compositor Maurício Tizumba, um dos mais populares e completos artistas brasileiros.

Com mais de trinta anos de carreira, dedicados em manter viva a cultura negra e na difusão dos ritmos de origem africana, Tizumba vem conquistando o público brasileiro e de outras terras, com um magnetismo e veia humorística singulares, além de uma capacidade técnica peculiar, que o tornam capaz de estabelecer uma sinergia com a platéia instantaneamente.




Essa iniciativa é maravilhosa para nós porque o Tianastácia sempre buscou – mais no início do que agora – esse som raiz e a tendência é, cada vez mais, mesclar esses ritmos – diz, Podé, um dos vocalistas do Tianastácia, que se apresenta na noite desta quinta-feira


(foto: divulgação)

O músico apresenta, nesta quinta-feira, um show criativo e instigante, com um repertório marcado por ritmos afro-mineiros e releituras surpreendentes da música popular brasileira, misturando, com equilíbrio e talento, religiosidade, poesia e harmonia.

Em seguida, o grupo Tambolelê, explorando um universo percussivo e utilizando instrumentos inusitados confeccionados por Santonne Lobato, um de seus integrantes, apresenta um show bem humorado e envolvente que, certamente, vai contagiar a platéia.

A noite termina ao som da banda pop rock, Tianastácia, que apresenta um repertório de sucessos e as músicas do mais novo disco, Orange 7.

TIM TAMBORES

Além dos shows, os tambores também se fizeram presentes nas oficinas, que acontecem na programação especial do Festival. Na tarde de ontem, quarta-feira, o projeto itinerante Tim Tambores trouxe a Montes Claros o grupo Tambolelê, que ministrou a oficina Tambores e Sopros, trabalhando as muitas possibilidades da percussão e sua diversidade sonora e, também, promovendo o resgate e a inserção da tradição das bandas marciais no universo da cultura contemporânea. Idealizado por Maurício Tizumba, em parceria com o grupo Tambolelê, o Tim Tambores – Movimento de valorização dos tambores mineiros, promovido pela Tim através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, também reúne, nesta quinta-feira, o Tambolelê, Mauricio Tizumba e a banda Tianastácia, unindo a riqueza dos tambores e a criatividade sonora do pop rock mineiro no palco do Festival Folclórico.

PROGRAMAÇÃO

Confira a programação artística do 29º Festival Folclórico, que acontece no palco e na arena, nesta quinta-feira, 16, na Praça da Matriz:

Arena:


19h - Pastorinhas Dois Barreiros – Japonvar/MG


19h30 - Folia de Bom Jesus de Preto Caetano – Montes Claros/MG


23h - Reis dos Temerosos – Januária/MG

Palco:


20h - Herberth Lincoln


20h30 - Fabiana Lima e Bruno Andrade


Projeto Tim Tambores apresenta


21h30 – Mauricio Tizumba


23h – Tambolelê


23h30 - Tianastácia

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por