Márcia Braga
Colaboração para O NORTE
No final de semana, o Cinema Comentado Cineclube e o CineSesc apresentam uma programação especial de férias marcada por duas animações de alta qualidade. Nesse sábado, dia 10/07, será exibido Kirikou e a feiticeira (1998), do francês Michel Ocelot, uma história que celebra a coragem, a curiosidade e a astúcia sobre uma comunidade subjugada por uma terrível feiticeira. Kiriku, um menino que nasceu para lutar e combater o mal, enfrenta o poder da Karabá, a feiticeira maldosa e seus guardiões. Kiriku aprende em sua luta que a origem de tanta maldade é o sofrimento e só a verdade, o amor, a generosidade e a tolerância, aliados à inteligência, são capazes de vencer a dor e as diferenças.
Kiriku é um menino que já falava quando ainda estava na barriga da mãe. Na verdade, foi ele quem escolheu seu próprio nome logo que nasceu. Ele está destinado a libertar sua vila de Karabá, que secou as fontes de água e sequestra os homens do local. Essa história faz parte do folclore africano e fala da determinação na luta pela liberdade. Kiriku nasce para ser livre, tanto que quando ainda está na barriga da mãe ele diz: “Mãe, dê a luz a mim!”.
Segundo o diretor e roteirista, Michel Ocelot, foi também uma grande oportunidade para mostrar o povo africano e alguns de seus valores. O roteiro foge do óbvio, ao contrário do que acontece em outras produções do gênero. E conta ainda com boa trilha sonora e personagens cativantes. Kirikou e a feiticeira é um desenho animado moderno que fala a língua das crianças sem subestimar a inteligência dos adultos. Classificação etária: Livre.
O Cinema Comentado Cineclube, em parceria com o CineSesc, acontece todo sábado, a partir das 19h, no Salão de convenções do Sesc-Pousada Montes Claros – Rua Viúva Francisco Ribeiro 199 (Ginásio do Sesc). A entrada é gratuita e há sempre um bate-papo após as exibições.