Samuel Fagundes
Repórter
O grupo Grande palco volta a apresentar no próximo sábado e domingo os espetáculos “O Ator-Mentado” e Pluft o Fantasminha. O grupo foi criado a cinco anos recebeu vários prêmios na 7ª Mostra de Teatro de Montes Claros.
A peça “O Ator-mentado” foi apresentado na 7ª mostra de teatro e devido ao sucesso está sendo reapresentado. A comédia conta a estória de um ator recém-formado que está prestes a apresentar sua peça “Meu ser de mim”. Na véspera da apresentação ele sai para tentar conseguir patrocínio. De acordo com Vitor Oliveira, diretor do grupo, a peça mostra as dificuldades do ator, principalmente aqui na cidade, onde segundo ele não tem muito apoio, de conseguir patrocínio e divulgação para sua peça, de uma forma cômica.
O espetáculo é uma mistura de humor e fantasia
(foto: DIVULGAÇÃO)
- Quando eu li o texto, achei interessante passar a sua mensagem, mostrar um pouco da realidade do teatro. As dificuldades de se fazer teatro sempre são as mesmas, a falta de patrocínio e apoio para se fazer uma divulgação, para montar um cenário, isso tudo têm gastos – conta Vitor Oliveira.
O texto da peça é de Rodrigo Rangel e segundo Vinicius Almeida, também é apresentada no estado da Bahia e em outras regiões do Brasil. O Grupo Grande Palco desde sua criação tem trabalhado mais com a comédia, isso segundo o diretor é devido ao fato de que em Montes Claros o público aceita melhor as peças cômicas.
PREFERÊNCIA
- A população em geral da mais valor à comédia, e deixa de conhecer os outros gêneros. Na verdade é muito bom fazer comédia, mas quem sabe no ano que vem a gente venha com um drama, ou algum gênero diferenciado – conta Vinicius.
Inspirado nessa preferência do público local, o grupo criou a peça “Esquetes - Show dos atores” que recebeu o prêmio de melhor peça na 7ª Mostra de Teatro. O espetáculo mostra um pouco dos gêneros teatrais, ensinando um pouco sobre o drama, sobre a comedia, sobre o melodrama, porem sempre com o tom cômico que é o forte do grupo.
PARA TODA A FAMILIA
Também será apresentado pelo grupo o espetáculo infantil “Pluft o fantasminha”, que conta a estória de um fantasminha que tem medo de gente. Ele vive com sua mãe e seu tio num sótão que fica em uma praia afastada. Ele começa a aprender sobre gente, e baseando se em historias como de piratas, o fantasminha começa a ter um certo medo dos humanos. O diretor da peça Wiliam Ferreira, explica que a intenção é mostrar para o público tanto adulto, quanto infantil, uma maneira de crescer e lidar com seus medos, problemas e anseios.
Wiliam conta que a peça já foi apresentada antes e inclusive participou da 4ª Mostra de Teatro. É um texto de Maria Clara Machado, e foi a 2ª peça apresentada pelo grupo teatral Grande Palco.
INÍCIO
O Grande Palco foi fundado por Wiliam Ferreira e Vinicius Almeida, que antes participavam do grupo “Mil Faces”.
Wiliam trabalha com teatro a sete anos e conta que seu interesse pela arte surgiu aos sete anos de idade quando assistia apresentações de peças e ficava encantado. Ele já participou de oficinas com Wolf Maia em São Paulo e de Caio Blah quando esteve na cidade.
- Quando formamos o grupo Montes Claros estava passando por um momento de carência de teatro, viemos para somar com os outros grupos teatrais que já existiam aqui, para montar espetáculos para a cidade – revela Wiliam Ferreira.
FALTA DE ESPAÇO
Os dois diretores, Wiliam Ferreira e Vitor Oliveira, falam sobre a dificuldade em se conseguir apoio e também de agendar uma data no Centro Cultural e dizem que Montes Claros precisa de um teatro de verdade.
- Já passou da hora de ter um teatro decente na cidade, o Centro Cultural é realmente um quebra-galho, porque não é um teatro de verdade. Alguns grupos inclusive têm buscado espaços alternativos que são a opção devido também a falta de vagas na agenda do Centro Cultural, que serve para música, para teatro, para palestra, para tudo, então fica difícil para agendar algo – desabafa Vitor.
SERVIÇO
O Ator-mentado será exibido no Centro cultural neste sábado dia 20 de agosto às 18h e às 20h30 e no domingo às 19h e Pluft - o fantasminha será apresentado no domingo às 10h30. Os ingressos custam R$ 3,00 e podem ser adquiridos no dia da apresentação ou pelo numero 91250059. Acesse também o blog do grupo www.grandepalco.blogspot.com. A classificação da peça “O Ator-mentado” é de 16 anos, Pluft – o fantasminha tem classificação livre.