Alceu é um dos empossados da Academia
Christine Antonini
Repórter
Grupo de escritores da cidade de Coração de Jesus inaugura nesta quarta-feira (20), a Academia de Ciências, Letras e Artes, com objetivo de contribuir para o progresso cultural local e do estado de Minas Gerais, desenvolvendo programas literários, artísticos e científicos. A nova entidade já possui 40 patronos residentes no município e também de outras cidades.
De acordo com o presidente da Academia, Ubirajara Alves Macedo, a entidade valorizará os escritores da região, a cultura local e também será um cardápio de opções de textos criados sobre o a realidade do norte-mineiros.
Na inauguração, serão dez empossados. Um deles é o escritor Alceu Augusto Medeiros, corjesuense de coração, que escolheu a cidade de Montes Claros para constituir família, que também lhe serve de inspiração para escrever suas histórias.
VOCAÇÃO LITERÁRIA
Desde criança, o escritor, Alceu Augusto Medeiros ficava encantado com os textos publicados em periódicos locais, principalmente aqueles que narravam uma história de alguém conhecido. Foi daí que surgiu a vocação para escrever contos, crônicas e livros de romance.
Alceu, que já escreveu 23 livros, com oito publicados, recebe da Academia de Letras, a atadura e diploma.
- Os textos dos jornais de antigamente eram mais extensos e contavam longas histórias, diferente de hoje em que as matérias são mais curtas e acabam fragmentando algumas informações – diz Alceu.
TEMPO PARA ESCREVER
Em 1994, Alceu se aposentou na profissão de jornalista e fotógrafo, depois de dedicar 20 anos ao ramo de comunicador. Ele passou por diversos jornais impressos fazendo o que mais gosta: escrever.
- Depois que me aposentei, tive mais tempo para me dedicar a escrever textos com fins literários. Meus dois últimos livros foram sobre temas infanto-juvenis. Agora estou trabalhando na obra “A Saga do Grande Sertão Bravo”, que conta a história do grande sertão norte-mineiro, como a cultura e pessoas que convivem historicamente com a falta d’água, principalmente com a seca do rio São Francisco – explica o escritor.
O livro “A Saga do Grande Sertão Bravo” está sendo produzido baseado na obra de Guimarães Rosa, “Sagarana”. Contudo, a história começa com um fato verídico e vai sendo contada a partir de criações feitas por Alceu que destaca as principais cidades do norte de Minas.
A inauguração será na Câmara Municipal de Coração de Jesus, às 19h. O escritor que quiser fazer parte do novo órgão pode procurar o presidente que passará a indicação do nome para os demais membros.