Teatros, festivais de arte, apresentações de grupos populares, palestras, oficinas e gincanas são algumas das dezenas de atrações que estão acontecendo neste mês em todo o Estado. Dentro da programação da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, mais de 1.500 eventos agitam, até outubro, 474 municípios.
A ação, promovida pela Secretaria de Cultura e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha), é pioneira no País e tem a chancela do Ano da França no Brasil 2009, pela forte inspiração na experiência francesa das Journées du Patrimoine.
Em Belo Horizonte, a programação começou no dia 1º com a chegada das primeiras turmas para a visita guiada ao Museu de Artes e Ofícios. Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, as atividades tiveram início no dia 2, com a inauguração da Exposição “Museu a Céu Aberto”. A mostra, que tem o tema “Uberaba: a cidade revelada entre narrativa, patrimônio e memórias”, é itinerante e será exposta em diversos locais de grande circulação na cidade.
Em Barbacena, região do Campo das Vertentes, as ações tiveram início com um curso de três dias para capacitação de integrantes do grupo de idosos Feliz Idade, para atuarem como monitores culturais do município. O grupo recém-formado já foi testado, conduzindo turmas de alunos da rede pública de ensino em uma visita guiada pelo centro histórico, na construção de um novo olhar sobre o patrimônio cultural de Barbacena. O programa de educação patrimonial, além de promover os bens culturais do município e conscientizar os jovens sobre sua importância, visa ainda valorizar a auto-estima dos idosos e incentivar uma valiosa troca de experiência entre gerações.
Em Montes Claros, as festas de agosto participaram da jornada, juntamente com a historia de marujos, caboclinhos e catopés, além da exposição de fotografias desde o inicio da Vila de Formigas e outros temas importantes.
Para mais informações o site www.jornada.mg.gov.br já está no ar e, junto com a programação regional, traz uma série de informações adicionais e como obter outros detalhes sobre os eventos. Durante todo o período da jornada, nos mais diversos pontos do Estado onde ocorram programações, o público poderá ficar por dentro do que acontece no canal de notícias do site.(MT)