Michelle Tondineli
Repórter
Esta quinta-feira, 06, promete ser bem agradável para os admiradores das artes plásticas. A casa de cultura Márcia Prates realiza, a partir da 20h, a vernissage Três Olhares, que vai até o dia 15 de maio.
A exposição conta com 21 quadros de três artistas. A anfitriã Márcia Prates vai apresentar telas inéditas, com montagem diferenciada, usando sua técnica de pintura com pigmento mineral natural sobre madeira. O médico Carlos Araújo se descobriu nas artes plásticas como escultor e também apresentará nesta exposição telas inéditas, frutos de sua nova vertente artística. E a artista plástica polonesa Kinga Subicka mostrará telas contemporâneas, com técnica mista de vanguarda.
Kinga Subicka está morando há quatro meses em Montes Claros e conta que desde criança é fascinada pelas artes. Há 20 anos, realiza trabalhos profissionalmente.
- A minha formação foi sempre voltada para a arte e estudei em uma das mais conceituadas e tradicionais academias de belas artes, a High School of Art, em Cracóvia. Sou pós-graduada em Pedagogia e foi essa formação que me permitiu ensinar a mais bela matéria do mundo, a arte - diz.
Kinga já realizou cerca de 12 exposições próprias e coletivas e se inspira no escritor brasileiro Paulo Coelho.
- Posso dizer um pouco de mim na frase de Paulo Coelho, quando você quer alguma coisa, todo o universo conspira para que você realize o seu desejo. Trabalhei durante três anos na mesma universidade em que me formei e durante este tempo estive à frente de grandes organizações, exibições e performances - afirma.
Kinga Subicka gosta de pintar figura humana.
A polonesa já expôs na Polônia, Bélgica, Alemanha e Inglaterra.
- Todos os passos que dei em minha vida foram sempre seguindo mais a voz do meu coração do que da razão. Por isso, a minha maior decisão foi estudar artes. Quando me mudei para a Inglaterra, conheci meu marido. Após dois anos cuidando da minha filha, escutei meu coração de novo quando me mudei para Montes Claros - conta.
Kinga está com um novo ciclo de pinturas, com novas energias, influências e inspiração.
- Meu marido e nossa filha são as pessoas que mais me ajudaram a atingir o meu objetivo. Para mim, é prazeroso realizar uma exposição. É algo único e de coração, assim como estudar a arte e dar aulas de arte - diz.
Subicka já esteve em Montes Claros há dois anos atrás, agora que mora na cidade, quer começar a trabalhar aqui trazendo a inspiração da cultura europeia.
- Trabalho com pintura a óleo, colagem e pinturas figurativas e expressivas. Pessoas demonstrando emoções, tristes ou felizes, paisagens e animais. Gosto bastante de meus quadros sobre mulheres grávidas e com bebê no colo - conclui.
A exposição tem um formato diferente, pelo ineditismo de formas e olhares.
A casa de cultura Márcia Prates funciona na Rua Lírio Brant, 810 – Melo, tem entrada franca e curadoria de Andréa Prates. Maiores informações: 3222-6390.
