O público será o grande jurado desta noite e, por votação, vai escolher a Voz de Minas. A grande final do concurso que leva o mesmo nome acontece hoje, às 19h30, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Montes Claros, e poderá ser acompanhada pelo YouTube RaquelMunizOficial. A votação acontece no site www.delasraquelmuniz.com.br. A cantora Ana Gouveia e o digital influencer Thiago Guimarães já confirmaram presença.

A semifinal do Voz de Minas, na segunda-feira, já havia deixado todo mundo ligado na internet. De casa, os espectadores votaram e escolheram seis dos 15 candidatos que se apresentaram.

Na abertura da semifinal, a reitora da Funorte, a médica, idealizadora e apresentadora do programa, Raquel Muniz, vestiu-se como a multiartista luso-brasileira Carmem Miranda e cantou e dançou “Chica Boom Chic”.

Outro momento emocionante foi quando Raquel pediu um minuto de silêncio em homenagem a Mestre Zanza (1933 – 2021), presidente da Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos de Montes Claros, ícone da cultura local falecido naquela manhã.

“Mestre Zanza foi e continuará sendo um amigo querido, que fez muito por nossa cultura. Em função de termos participantes de outras cidades, não foi possível o cancelamento (da etapa do concurso), então, fizemos da semifinal um tributo à sua memória. Certamente ele, que amava cantar e catopezar pelas ruas, recebeu com alegria nossa simples homenagem”, ressaltou Raquel Muniz. 
 
PLATEIA
A noite contou com a presença de importantes parceiros do concurso. Quem veio de São Paulo acompanhar o Voz de Minas, representando o UniSant’Anna, foi o professor José de Carvalho, coordenador do curso de Música da instituição paulista. Por meio do curso de música, os professores deram suporte aos candidatos, ajudando a prepará-los para cada etapa.

Para o coordenador, a parceria foi uma importante experiência, já que os dois lados aprenderam e ensinaram. Ele acredita que a história da humanidade pode ser contada também pela lente das artes.

“Talvez nunca tenhamos consumido tanta arte. Mesmo quem acha que não consome, basta pensar em qualquer comercial de TV, série, filme ou documentário. São artistas, como o designer de produção, sonoplasta, figurinista, maquiador, trilheiro (que compõe a trilha sonora), músicos que a executam, fotógrafo, decorador, elenco de atores que também cantam e dançam”, afirma. 

Para ele, o Voz de Minas trouxe uma fagulha de esperança para músicos e para a população, que em função da pandemia passou a viver em distanciamento. “Sob este aspecto, o concurso, sob a batuta de Raquel Muniz, não apenas ressignificou a vida dos candidatos, por intermédio da participação deles, mas também dos espectadores, que acompanharam as etapas pelas redes sociais, torcendo e vibrando com a performance dos cantores e cantoras”, enfatiza. 
 
FINALISTAS
Gospel, sertanejo, pop rock, dentre outros estilos marcaram as apresentações nessa etapa. Cada apresentação foi acompanhada pela banda Impacto, com os integrantes do balé Ítalo Quadros.

Para os jurados Leila Britto, Lucas Ribeiro e Lucílio Motta, responsáveis pelas seleções ao longo do programa, as performances na semifinal mostram que o Estado é uma mina de talentos a serem descobertos. “A semifinal nos brindou com apresentações belíssimas e uma interação agigantada do público, que vibrou, sendo o júri da noite”, diz Leila Britto.

Semifinal emocionante e com 70 mil votos
Após a apuração de quase 70 mil votos, o público mandou para a final Luiz Gustavo (time Lucas Ribeiro), que interpretou a música “Obrigada, mãe”, de Cristina Mel; Junior Diaz (time Leila Britto), com a música “All of me”, de Jhon Legend; Vinni (time Lucas Ribeiro), com a música “Naked”, de James Arthur.

Também foram classificados Guto Rabello (time Leila Britto), que interpretou “Anunciação” de Alceu Valença; Helen Fróes (time Lucílio Motta), com a música “Evidências”, de Jose Augusto e Paulo Sérgio Valle; Luana Lima (time Lucílio Motta), que interpretou “Depois do prazer”, de Alexandre Pires.

Para o jurado Lucas Ribeiro, foi uma noite de muitas emoções. 

“O palco do Voz de Minas recebeu excelentes candidatos, cada um com uma identidade musical. Tenho certeza de que cada um deu o melhor de si durante o concurso. Fico feliz de ter o Vinni e o Luiz Gustavo na final do programa. São cantores já prontos, artistas feitos, com interpretações marcantes. Tenho grande expectativas para a final”.

A boa notícia é que quem não se classificou para a final também recebeu bolsa de estudos para estudar Música na UniSant’Anna, com descontos que variam de 25% a 15%.

“Todos que passaram pelo palco do Voz de Minas são muito talentosos e amam o que fazem. São vozes diferenciadas, que merecem a oportunidade de se aprimorar, se assim quiserem, pelo curso de música a distância do UniSant’Anna”, diz Raquel Muniz.

“O palco do Voz de Minas recebeu excelentes candidatos, cada um com uma identidade musical. Cada um deu o melhor de si. Tenho grande expectativas para a final”