Lucimery Lopes
Estagiária
![]() Gilmar Pereira já publicou três livros de poesia e um de crônicas |
No mês de março, a livre criação de ideias através das palavras tem espaço especial, sendo comemorado na próxima semana, 21, o Dia Mundial da Poesia, data criada pela UNESCO na 30ª Conferência Geral em 16 de novembro de 1999, com o objetivo de promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo.
Em Minas Gerais, o Dia Nacional da poesia também era comemorado no dia 14 de março, data escolhida em homenagem ao nascimento do poeta baiano Castro Alves, porém, desde 2015 a data foi alterada para 31 de outubro, fazendo parte oficial do calendário brasileiro.
A nova data escolhida é dedicada ao poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, considerado um dos maiores poetas brasileiros, tendo sua carreira reconhecida internacionalmente.
INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO
Em comemoração ao mês dedicado à Poesia, Montes Claros se torna palco de vários eventos poéticos, que acontecem em escolas e locais culturais.
O poeta e jornalista, Gilmar Pereira, natural da cidade de São João da Ponte fala sobre a importância em comemorar a data e as conquistas alcançadas neste universo poético.
- Sempre gostei de poesia, ela já me faz companhia desde os 13 anos de idade e sinto que já nasci envolvido por essa sensibilidade poética. Vejo a poesia como instrumento de transformação. Ela tem o poder de tocar no mais intimo do ser humano – explica o poeta.
IMPORTÂNCIA DA POESIA
De acordo com Gilmar, hoje a poesia tem sua importância arraigada à simplicidade de sentir cada palavra, verso e estrofe. Mas, em um país onde o povo lê pouco, a participação do professor como mediador entre o aluno e a poesia é primordial.
- Temos vivido em tempos difíceis, onde o ser humano precisa ser tocado. Porém, de fato temos um país de exímios escritores, mas de poucos leitores. Vejo essa ausência de leitura poética por parte de professores que não estimulam seus alunos a terem contato com o mundo poético. Desde os anos iniciais, é importante que a criança tenha este contato, mesmo de forma leve e sutil. É simples levar a poesia para a sala de aula e dinamizá-la. Infelizmente nem todos os professores querem isso – bbserva o escritor.
MOMENTO MARCANTE
Gilmar Pereira que é formado em jornalismo tem quatro livros publicados, destes, três são de poesias. Ele conta que a poesia teve um papel muito importante na sua vida e que através dela pode expressar suas emoções.
- Houve um momento muito marcante na minha vida, em que a poesia fez parte. Quando descobri que era diferente do meu irmão gêmeo, e dos outros meninos, eu descobri que era gay e não podia contar para ninguém e, ainda, era apaixonado por um colega. Foi então que através da poesia pude expressar minhas emoções mais intimas e tórridas. Hoje, acredito que o poeta e todo o trabalho com a poesia é valorizado, tanto que temos dois dias dedicados a ela – afirma Gilmar Pereira.