Lucimery Lopes
Estagiária
Neste domingo é celebrada a Páscoa, uma das datas mais importantes da tradição Cristã. A Páscoa, ou Ressurreição de Cristo tem sua origem há muitos séculos e já era comemorada antes do surgimento do cristianismo, em que o povo judeu foi libertado da escravidão no Egito - que durou aproximadamente 400 anos.
O termo Páscoa vem do hebraico Pessach e significa “passagem”. Para os cristãos, a Páscoa tem o intuito de lembrar a salvação em Cristo e da redenção do pecado e da escravidão a Satanás, já que Jesus foi crucificado como cordeiro pascoal e ressuscitou na Páscoa.
TRADIÇÃO
No domingo de Páscoa, é tradição cristã a celebração valorizando e enfatizando a importância da ressurreição de Jesus Cristo. Já a Páscoa judaica é comemorada com um jantar em família, onde é servido cordeiro, pães e ervas amargas.
A religião católica começa a celebração da Páscoa no sábado à noite, com a vigília pascal em honra ao Senhor durante a madrugada, e inicia o domingo com a missa solene de Páscoa, além da realização de batizados.
COELHINHO DA PASCOA E OVOS
O coelho é um dos símbolos da Páscoa e está diretamente ligado à data comemorativa, já que o animal representa a fertilidade.
Entre os povos da antiguidade a fertilidade era um sinônimo de preservação da espécie, e representava o nascimento e a esperança de novas vidas. A figura do coelho da Páscoa foi trazida à América pelos imigrantes alemães, no final do século XVII e inicio do XVIII.
Outro símbolo que representa o dia pascal são os ovos. Feitos de chocolate ou pintados, eles também representam o começo da vida e vários povos costumavam presentear os amigos com ovos, para desejar a passagem para uma vida feliz. Foi a partir desse costume que surgiram os primeiros ovos de Páscoa.
A IMPORTANCIA DA PÁSCOA
Para muitas pessoas, a Páscoa é um momento de fazer uma reflexão sobre a vida, procurando por mudanças no modo como agir e viver. Mesmo com as transformações sociais e culturais ocorridas durante esses anos, o significado da Páscoa continua forte e a sua importância continua em manter viva a lembrança do sacrifício que Jesus fez pela humanidade e a sua ressureição.
Nas paróquias católicas de Montes Claros serão realizadas no domingo a Missa da Ressureição e procissões em vários bairros.