Fabíola Cangussu
Repórter
Escrever sobre um fenômeno de vendas é correr risco. Especialistas de todo mundo estudam, criticam e apóiam. Tudo indica que devam surgir teses de mestrados e doutorados sobre o tema. Confesso que O segredo – The Segret chegou até mim através de um amigo chileno com alma de anjo, Ramiro Sancho, e eu não tinha idéia do que se tratava. Ele me enviou o filme de presente com o intuito de provocar mudanças. Em minha total ignorância, achei que seria um filme de aventura pelo aspecto da capa e da sinopse. Lógico que não foi bem o que eu estava esperando.
Um outro presente me foi dado de aniversario, o livro baseado no filme. Isso mesmo! Não estou equivocada. O filme deu origem ao livro. Desta vez O segredo chegou até a mim pelas mãos da artista plástica Carmem Holanda, uma pessoa de sorriso aberto que exala otimismo e prazer de viver.
Sei que neste momento muitos já ouviram falar do livro e do filme, porém devem se perguntar do que realmente consiste esse fenômeno, por que conquistaram tantas pessoas, até mesmo aquelas que não têm muito cacoete para a leitura.
A escritora australiana, Rhonda Byrne conta que ganhou de presente um livro antigo contendo o segredo da vida. Ela então resolveu investigar a origem e deparou com grandes mestres que haviam descoberto esse presente do universo, entre eles Platão, Shakespeare, Newton, Beetoven e Einstein.
O livro se apresenta como um manual do sucesso, e se divide em o segredo, como usa-lo, os exercícios para fortalecer o poder do mesmo, e a última parte, demonstra como utilizá-lo em vários campos da vida, como o financeiro, relacionamento e saúde.
Segundo a autora o segredo seria a lei da atração. Até aí nenhuma novidade, pois vários títulos foram publicados seguindo essa linha. Na década de 80, o padre Lauro Trevisan lançou vários títulos sobre o poder da Mente. Entre eles O poder infinito de sua mente, O poder da oração e O poder do Jovem, todos com o intuito de provar que a vida é regida conforme os pensamentos.
Uma crítica forte sobre este livro é a afirmação da autora de que a lei da atração é um segredo que poucos desvendaram até hoje e o guardaram para si, por ser muito valioso. Se analisarmos, textos bíblicos já diziam, está em nossas mãos o poder de realizar. Frases dos evangelhos são repetidas em todas as cerimônias cristãs, como a citação de Mateus 9.29, Seja feito segundo a vossa fé. Assim, é pretensão da autora dizer ter encontrado algo que estava escondido. Melhor dizendo, é uma grande jogada de marketing.
O diferencial está na abordagem do livro. Ele tem uma visão capitalista do conquistar desejos. E a autora não esconde em nenhum momento essa verdade. Segundo o livro, a maioria dos mestres do segredo atual nasceu nos Estados Unidos.
O fato é que todas as teorias escritas sobre os pensamentos positivos recorrem a argumentos científicos para afirmar que é possível fazer o cérebro funcionar a nosso favor e gerar resultados surpreendentes. É bom lembrar que, aos olhos da quase totalidade dos cientistas, essas teorias não fazem sentido nenhum.
Porém, a todo instante deparamos com situações que parecem mostrar o contrário. Encontramos pessoas que curaram tumores considerados irreversíveis. À vontade e a certeza que tudo terminaria bem são apontados por elas como o motivo do sucesso do tratamento. Como dizer não aos doutores da alegria, que trabalham afastando a mente dos pacientes da doença e as fixando em pensamentos felizes?
Filtrando idéias que fazem acreditar que a realização pessoal e a felicidade estão diretamente ligadas a bens materiais, pode se ter uma leitura agradável com a possibilidade de deter informações capazes de ajudar a traçar novas metas.
Por falar em traçar novas metas, fica o agradecimento aos amigos Ramiro Sancho e Carmem Holanda, por terem me possibilitado construir meu quadro mental de objetivos a serem alcançados. E aos leitores, fica ai uma dica literária. Entre os pós e os contras, a leitura sempre faz bem para a alma. Somente quem decide conhecer um assunto pode ter uma opinião sobre o mesmo.
RESUMO DO SEGREDO
Tudo é energia. Você é um ímã de energia, portanto energiza tudo o que deseja;
O universo emerge do pensamento. Somos criadores não só de nosso destino, mas também do universo.
Encontra-se a seu dispor um acervo ilimitado de idéias. Tudo está contido em sua consciência;
Todos nós estamos conectados e todos nós somos um;
Livre-se das dificuldades de seu pensamento, dos códigos culturais e de crenças sociais. Só você pode criar a vida que merece;
Um atalho para a manifestação dos desejos é visualizar como fato absoluto aquilo que se deseja;
Seu poder está em seus pensamentos, portanto, esteja consciente, ou seja, lembre-se de lembrar.
Fonte: O segredo, Rhonda Byrne - editora Ediouro.