Márcia Braga
Colaboração para O NORTE
Em agosto, o Cinema Comentado Cineclube inicia a mostra “O Documentário Brasileiro” para discutir as relações entre cinema e realidade. Na construção de um documentário, o cineasta (re)constrói perspectivas e leituras sobre o que observa e entende da “vida real”. O Cinema Comentado Cineclube, acontece todos os sábados, a partir das 19 horas na sala Geraldo Freire, ao lado da câmara municipal, e a entrada é gratuita.
Neste fim de semana será exibido o documentário Notícias de uma guerra particular.
PRIMEIRO
No momento em que o país discute e contesta a violência atual, o documentário Notícias de uma Guerra particular (1998), de Katia Lund e João Moreira Salles, é uma “pista” para aqueles que quiserem entender um pouco mais a fundo porque vivemos à mercê do medo e da insegurança, no meio de um triângulo nefasto composto por políticos demagogos, polícia corrupta e bandidagem inescrupulosa. A “guerra particular”, termo extraído de uma frase do ex-capitão do BOPE Rodrigo Pimentel (um dos autores do livro “Elite da Tropa”, inspiração para o filme “Tropa de Elite”), é o combate sem trégua entre policiais e traficantes nas favelas cariocas.
O filme, realizado sob encomenda da TV francesa, causou impacto na época em que foi lançado por permitir que o espectador do asfalto tivesse acesso ao que se passa no morro sem a abordagem sensacionalista e maniqueísta oferecida pelos veículos de imprensa. Os diretores ouviram do capitão do BOPE ao gerente de tráfico do Morro Dona Marta, Adriano. Depoimentos como o de Gordo (um dos fundadores do Comando Vermelho), de Paulo Lins (em sua primeira entrevista, muito antes do sucesso de “Cidade de Deus”) e do chefe da Polícia Civil, Helio Luz, traçam um histórico do desenvolvimento do tráfico nas favelas e suas conseqüências.
Na verdade, Notícias de uma guerra particular abriu a porteira para obras como o livro “Abusado” (de Caco Barcellos) ou o excelente documentário “Ônibus 174” . Sem o filme de Moreira Salles e Lund, talvez a compreensão do problema do tráfico no Brasil não fosse tão ampla e profunda. E cada vez mais complexa em todas as suas abordagens.
PROGRAMAÇÃO DO MÊS
02/08 – “Notícias de uma Guerra Particular”, dir: João Moreira Salles e Kátia Lund.
09/08 – “Nós que aqui Estamos por Vós Esperamos”, dir: Marcelo Marzagão.
16/08 – “Quilombolas” (Cefeste - lançamento especial nas Festas de Agosto).
23/08 – “A Pessoa é para o que Nasce”, dir: Roberto Berliner.
30/08 – “Grande Sertão: Veredas”, dir: Geraldo e Renato Santos Pereira (Projeto Centenário de Guimarães Rosa).