Foto: Fábio Marçal![]() Mestre Zanza é o mais antigo membro a desfilar pelas festas de Agosto |
AndrezaLima
-Repórter
Na quarta reportagem especial sobre as festas de Agosto, o leitor vai conhecer a história do 1º Grupo de Catopês de Montes Claros. O mais antigo a participar das festas tem também o mestre mais velho a desfilar, o Mestre Zanza. Neto de escravo, Zanza herdou do pai a responsabilidade conduzir o grupo, missão que vem seguindo há mais de 50 anos.
Os Catopês na história
O grupo é de origem africana, foi formado pelos escravos libertos que associaram-se a uma irmandade em honra de Santa Efigênia, erguendo então, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Vila Rica, onde comemoravam, no dia da Santa, o Reinado de Nossa Senhora do Rosário. Sua história foi influenciada pela trajetória de vida de Chico Rei, escravo da região de Ouro Preto. Após comprar sua própria liberdade, ele ajudou que os outros companheiros também fossem libertos. Os instrumentos utilizados pelos Catopês são os de percussão: caixa, tamborim e pandeiro.
E o Mestre Zanza que é cantador
Chefe do 1° Grupo de Catopês de Nossa Senhora do Rosário, João Pimenta Santos Filhos, O Mestre Zanza, participa dos cortejos desde os quatro anos de idade. A tradição do grupo começou quando Montes Claros ainda era uma fazenda, seu avô fazia parte da escravatura e, juntamente com os outros escravos, montaram o grupo. Após o seu pai, João Pacheco Pimenta, falecer, ele assumiu a coordenação do grupo como o Mestre Zanza.
Os Catopês são o grupo mais antigo das Festas de Agosto. Todos os filhos do Mestre Zanza já participaram dos cortejos, agora somente os netos continuam. Quando o seu pai faleceu ele tinha apenas 17 anos, quando a família pediu que ele tomasse conta do grupo, pois acreditavam que ele seria o futuro das festas. Hoje isso virou realidade, e com toda dedicação e empenho, ele é um dos responsáveis por essa grande tradição cultural na cidade.
Considerado como o ícone mais importante das Festas de Agosto, Mestre Zanza também é o presidente da Associação dos grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos de Montes Claros. Sua entrada no grupo foi através de uma promessa que sua mãe, Viviane Martins Santana, fez para Nossa Senhora do Rosário quando ele nasceu. Na época ela estava muito doente e prometeu que se melhorasse, o filho iria entrar para os Catopês e nunca mais sairia. “Eu fiquei sabendo dessa história recentemente, quando escutei minha mãe e minha tia comentando. Depois disso minha responsabilidade com o grupo fortaleceu mais ainda. Afinal, são 78 anos de dança e nunca falhei um ano”, disse o mestre. Quanto ao nome Zanza, também foi apelidado pela mãe, pois segundo ela, ele era uma criança muito sapeca e ficava “zanzando” o dia todo.
“Todos os anos eu espero que as festas sejam melhores que a passada. É uma grande honra saber que pessoas de todo o Brasil vêm nos assistir. Enquanto eu tiver vida continuarei minha missão para que todos os anos a festa aconteça”, finaliza o Mestre Zanza.
PROGRAMAÇÃO
Na noite de ontem (20) houve o levantamento do mastro de São Benetido. Nesta sexta-feira (21), os grupo saem a partir das 9h para louvar o reinado de São Benedito. A partir das 21h;30 tem o levantamento do mastro do Divino Espírito Santo. Na programação cultural desta noite, tem o show com os cantores Ciro Araújo e Yuri Popoff.