Logotipo O Norte
Terça-Feira,9 de Setembro

A Flauta Mágica

Jornal O Norte
Publicado em 21/10/2011 às 19:14.Atualizado em 15/11/2021 às 06:09.

A ópera A Flauta Mágica será apresentada nos dias 27, 28, 29 e 30 de novembro, no auditório do Celf-Conservatório Estadual de Música Lorenzo Fernândez, às 21h.



Com produção do Ensemble Lirais (cantores líricos das gerais) do qual participam professores e alunos do conservatório e da Unimontes, A Flauta Mágica será apresentada ao público local apreciador do gênero numa versão em português feita pelo maestro Carlos Eduardo Prates e adaptada a nossa realidade com algumas reduções e substituição dos diálogos por narração.



A entrada é franca com retirada de convites no conservatório, no departamento de artes da Unimontes ou com os integrantes da ópera. Serão fornecidos dois convites por pessoa.






Sobre a ópera



A flauta mágica foi escrita no séc. XVIII época em que brotava o Iluminismo ou Era da Razão, despertado por filósofos como Baruch Spinoza, John Locke, Pierre Bayle e pelo matemático Izaac Newton e cujo centro foi na França, liderados por intelectuais como Denis Diderot, Voltaire, Montesquieu e outros. Período este que se denominou Século das Luzes, onde se incutia o uso da razão e da sabedoria para se obter uma vida melhor, a fim abolir superstições cultivadas durante a Idade Média que colocava a maioria dos seres humanos numa condição limitada de pensamento e de ação, rumo a um pensamento renovado de justiça e igualdade para superar as artimanhas dos governantes e de outros poderes da época.



O autor do libreto se inspirou em várias fontes literárias tais quais o conto de fadas Lulu oder Die Zauberflöte de Christoph Martin Wielan.



O Papageno, vendedor de pássaros, e outras situações de humor contidas na ópera foram inspirados no teatro popular vienense.






Personagens



Os personagens principais Tamino(príncipe egípcio) e Pamina(princesa, filha da Rainha da Noite) encorajados por Sarastro(grão sacerdote de Ísis e Osíres), conselheiro que detém o poder pela sabedoria e não pela força, enfrentam e vencem as provas impostas pelo Templo da Sabedoria, conseguindo a realização de uma união ideal.



Sarastro um verdadeiro guia, mostra o caminho para conseguir autonomia e liberdade de pensamento, se contrasta com a Rainha da Noite, a vilã da história que representa tudo aquilo que o iluminismo condena, ou seja, a superstição, a irracionalidade, a aristocracia, a tirania e a subordinação social e intelectual.






Música



A construção da música desta ópera foi inspirada no Singspiel, um drama musical alemão caracterizado pelo diálogo falado alternado com canções, baladas e árias que às vezes são líricas, estróficas e ora tomam formas que lembram as canções folclóricas.



Todos estes elementos acima citados aliados a genialidade musical do compositor austríaco Mozart fizeram da Flauta Mágica a melhor, mais apreciada e representada ópera do autor.



A direção geral será de Maristela Cardoso.



Compartilhar
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por