A dança que fala dos preconceitos

Jornal O Norte
29/07/2008 às 23:17.
Atualizado em 15/11/2021 às 07:39




Dário Adam pratica a dança de rua há mais de dois anos (Xu Medeiros)

Samuel Fagundes


Repórter

Em Montes Claros a influência do Hip Hop também está presente na vida de jovens como Dário Adam. Ao lado dos amigos Giovanne, Piu e Stefin, formaram um novo grupo.

Dario, tem 20 anos, e conta que começou a dançar o Breaking  por influência dos amigos que já faziam alguns movimentos e que a partir daí começou a se interessar e procurar saber sobre a cultura Hip Hop e seus fundamentos. Ele diz que para muitos pode se tratar apenas de uma brincadeira, mas que ele e seu grupo levam a serio,  e tem a intenção de fazer o movimento crescer cada vez mais na região e na cidade.

A falta de um bom local com infra-estrutura adequada e a falta de incentivo vinham sendo as principais dificuldades enfrentadas pelo grupo, situação que está mudando com o espaço concedido pela Casa da Juventude. Mas a falta de informação, o preconceito e a falta de patrocínio ainda são grandes problemas a serem superados. - Em Montes Claros o Hip Hop não é tão expandido como é em São Paulo, Belo Horizonte, Rio Grande do Sul... a gente sempre teve essa dificuldade, de ter reconhecimento – diz Dario

Os membros do grupo realizam trabalhos em algumas comunidades onde eles dão aulas de dança de rua e quem tiver interesse em participar ou aprender a dançar, pode procurar o grupo, que ensaia todas segundas, quartas e sextas na parte da manhã na Rua Raio Cristoff, 310, Centro.

MOSTRA

Já estão abertas as inscrições para a 4º mostra de HipHop e cinema que acontecerá no dia 15 de agosto.

MOVIMENTO DE CLASSES

· O Hip hop é um movimento cultural que surgiu no final da década de 1960 como uma forma de protesto aos conflitos sociais e a grande violência presente nas classes menos favorecidas da sociedade norte-americana. É um movimento de luta por espaço e voz das periferias urbanas que se estendeu por todo o mundo.

No Brasil o Hip Hop ganhou força nos anos 1980 em São Paulo e dali surgiram renomados artistas como Thaíde, DJ Hum, Styllo Selvagem, Região Abissal, Nill (Verbo Pesado), Sérgio Riky, Defh Paul, Mc Jack, Racionais MCs, entre outros.

Dentro do Hip Hop existem quatro principais manifestações artísticas são elas; MCing ou MC, o mestre de cerimônias que com suas rimas rápidas e improvisadas é o porta voz dos problemas e das situações vividas nas periferias, tem como principal função ser o animador das festas; o Breaking que é a união de vários estilos de dança como B-boying, Popping e Locking que apesar de terem a mesma origem, são de lugares distintos e suas influencias são as mais variadas; e  o Grafite, que é uma expressão plástica que representa desenhos, apelidos ou mensagens sobre qualquer assunto, feitas com spray, rolinho e pincel em muros ou paredes, uma forma de arte bem diferente da pixação tradicional.


Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por