A cultura que nasce em Matias Cardoso

-

Jornal O Norte
Publicado em 01/03/2017 às 07:00.Atualizado em 15/11/2021 às 14:54.

Descoberto por um grupo de bandeirantes que ali se estabeleceu, esta é uma cidade histórica originada de um arraial e encontra-se assentada à margem direita do rio São Francisco, um pouco ao sul da foz do Rio Verde Grande. Então distrito da cidade de Manga, é levado à categoria de município em 27/04/1992.

Sua população é de aproximadamente 9.979 habitantes, e a principal atividade econômica é voltada para o setor agropecuário destacando-se a fruticultura/olericultura irrigada, agricultura de sequeiro (grãos e algodão), pecuária mista e a pisicultura.

Na região a Comunidade Quilombola da Praia une duas importantes culturas: ribeirinha e quilombola. Os moradores lutam para a preservação do meio ambiente e das tradições culturais. Ainda articulam ações para o enfrentamento da seca e do desemprego existente, a fim de evitar a evasão de moradores para outras regiões do Estado e do Brasil.

OBRA SINGULAR
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Matias Cardoso é considerada obra singular por apresentar estrutura em alvenaria de tijolos maciços, técnica que foge aos padrões construtivos das edificações religiosas mineiras do Século XVIII.

A igreja foi inaugurada em 1726 e elevada a paróquia em 1755, sendo o único monumento existente em Minas Gerais com traços das construções religiosas do recôncavo baiano e com elementos jesuíticos. Localizada em lugar distante dos grandes centros urbanos, possui arquitetura de grande imponência na região.

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por