A cidade no palco: Cia. de Dança Palácio das Artes apresenta, em Montes Claros, o espetáculo Transtorna, que tem como tema o universo urbano

Jornal O Norte
31/07/2007 às 18:24.
Atualizado em 15/11/2021 às 08:11

Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net

Montes Claros volta a ser palco de um grande espetáculo de dança, com a apresentação da Cia. de Dança d Palácio das Artes, de Belo Horizonte, nesta sexta-feira, 03 de agosto, no ginásio do Sesc.

Fundada em 1971 pelo ex-bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Carlos Leite (1914-95), a companhia apresenta o espetáculo Transtorna, inspirado no livro Cidades Invisíveis, de Ítalo Calvino, tendo a antropologia urbana e suas vicissitudes, como foco da criação coreográfica.



O espetáculo que estreou no Grande Teatro do Palácio das Artes em novembro do ano passado, já foi aos palcos de diversas cidades do país, sempre atraindo grande público. Mesmo mostrando um universo urbano que pode ser um recorte da história de Belo Horizonte, assim como o livro de Calvino, Transtorna pode ser muitas cidades ou qualquer cidade, com seus movimentos intrínsecos, seus panoramas que, ora incluem, ora suprimem, seus muros que dividem os ambientes abertos a mudanças, seus espaços quase sempre sem o verde suficiente, palco de lutas e glórias de um povo que luta para garantir o pão e um amor ao final de cada dia.

Na análise da diretora da Cia. de Dança Palácio das Artes, Christina Machado, em sua essência, o espetáculo é metalinguagem: discute os espaços da dança, promove um diálogo entre palco e platéia e teatro e rua, quebra as hierarquias nesses espaços, democratiza suas ocupações e embaça os limites.

Como o próprio nome indica, Transtorna é como um pedido de desculpas inscrito em placas de obras em áreas públicas, que denotam transformação, mudança, percurso, com a cidade em obras, em reforma ou construção, e, ao mesmo tempo, a fragmentação, o medo, a natureza humana e suas idiossincrasias, com trânsito livre e fluente entre a dança e a poesia.

O espetáculo traduz esse movimento laborioso e imprevisível, e faz um convite para experimentar novos lugares, novas maneiras para hábitos de rotina, sem abrir mão da poesia. A proposta, segundo Christina Machado, é mudar o fluxo cognitivo e fazer com que o indivíduo volte para si.

Diretora artística da companhia desde 1999, Christina dançou profissionalmente na Cia de Dança Palácio das Artes de 1989 a 1999, e, também, nos grupos Transforma e 1º Ato. Sua formação em dança é, essencialmente, moderna e contemporânea e, na direção da Cia, promove um trabalho com bailarinos-criadores, que têm talento reconhecido em todo mundo.

Integram a CDPA os bailarinos Alex Silva, Andréa Faria, Andrea Spolaor, Ariane de Freitas, Beatriz Kuguimiya, Caroline Moreira, Cristiane Oliveira, Cristiano Reis, Cristina Rangel, Dadier Aguilera, Eder Braz, Fernando Cordeiro, Ivan Sodré, Karla Couto, Lair Assis, Lina Lapertosa, Marcos Elias, Mariângela Caramati, Paulo Chamone, Rodrigo Giése, Sônia Pedroso e Soter Xavier.

Com um processo de construção coreográfica que envolve produções artísticas em vídeo e em performances, o espetáculo Transtorna foi elaborado a partir de pesquisas criteriosas e participação de toda a equipe técnica e de bailarinos da premiada Cia. de Dança.

Em Montes Claros, o espetáculo acontece no dia 03 de agosto, sexta-feira, às 20h30, no ginásio do Sesc. A entrada é gratuita.

______________________________________________


Espetáculo Transtorna Cia de Dança Palácio das Artes


Data: Dia 03 de agosto


Horário: 20h30


Local: Ginásio do Sesc


Endereço: Av.Viúva Francisca Ribeiro, 200 – Centro –


Montes Claros/MG


Ingressos: Entrada gratuita

Compartilhar
Logotipo O NorteLogotipo O Norte
E-MAIL:jornalismo@onorte.net
ENDEREÇO:Rua Justino CâmaraCentro - Montes Claros - MGCEP: 39400-010
O Norte© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por