![]() Casa da Memória do Vale do São Francisco já serviu cpmo Forum e Cadeia Municipal |
A Casa da Memória, em Januária, edificada em 1910, possui estilo eclético. O edifício é de dois pavimentos e na fachada principal tem uma porta central e duas janelas de verga reta, encimadas por sobreverga ornamentada ora em forma de estrela, ora de forma quadrada. A palavra FORUM encontra-se inscrita acima da porta. No interior, as portas das salas são de grades de celas, grandes e pesadas. O Prédio foi restaurado pelo IEPHA em 1985.
A Casa da Memória foi criada como entidade cultural, em 1981. Um ano depois, passa também a desenvolver um trabalho de pesquisa no campo geográfico, histórico, artesanal e folclórico do município de Januária.
A casa possui biblioteca; salas para cursos de violão, piano, violino, costura, prendas domésticas e artesanato, uma fabriqueta de licores extraídos do pequi de jenipapo e do coquinho cabeçudo; sala de reuniões e apresentação; museu de peças de vestuário religioso, dados e documentos da história municipal, cama de 1915, genuflexório, filtro de pedra, fotos de grutas, etc.
A Casa da Memória mantém o Coral Raul Albernaz, organiza concursos que envolvem e estimulam a cultura local, como o Concurso de Lapinhas (presépios); Rústica da Pátria, oferece apoio na organização da Semana da Cidade e participa da programação de atividades no Museu Fluvial - Benjamin Guimarães.