Mostra exibe 131 filmes brasileiros em 54 sessões gratuitas divididas em novas grades temáticas; a atriz Simone Spoladore, destaque da sua geração, é a homenageada desta edição
A Mostra de Cinema de Tiradentes chega a sua 16ª edição de 18 a 26 de janeiro com homenagem, exibições e debates em torno do tema Fora de Centro.
Durante nove dias de programação ampla e oferecida gratuitamente ao público, a pequena cidade de Tiradentes torna-se a capital do cinema reunindo um público estimado em mais de 30 mil pessoas.
- A cada ano, a Mostra Tiradentes tem demonstrado sua capacidade de renovar-se e estabelecer diálogo entre as diversas esferas da sociedade e as forças constituintes de uma cinematografia. Nesta edição o público vai conhecer a produção brasileira de todos os cantos do Brasil, novos diretores, novas maneiras de fazer cinema – a diversidade na pulsação da contemporaneidade, afirma Raquel Hallak – coordenadora do evento.
A atriz paranaense Simone Spoladore é a homenageada desta edição pelas escolhas de atuação que realiza e o destaque atingido nas telas. Para compor a homenagem, a Mostra selecionou filmes emblemáticos e recentes de sua carreira - Nove Crônicas para Um Coração aos Berros (DF), de Gustavo Galvão, A Memória que Me Contam (RJ), direção de Lúcia Murat e Sudoeste (SP), do diretor Eduardo Nunes - além de convidar críticos e cineastas para debaterem seu percurso.