Em sua 13ª edição, a Festa Nacional da Banana movimenta a população da região de Jaíba, que se prepara para receber milhares de visitantes durante os quatro dias de festa



Jerúsia Arruda


Repórter


jerusia@onorte.net



O município de Jaíba se prepara para mais uma Festa Nacional da Banana. É a 13ª festa em quinze anos e, na edição deste ano, que acontece de 26 a 29 de abril, a atração principal é o trabalho produzido pelos artesãos do município e do Projeto Jaíba.



Segundo o assessor de comunicação da prefeitura de Jaíba, Antônio Carlos Oliveira os artesãos serão responsáveis pela ornamentação e produção de convites para a festa.



- Foi firmada uma parceria entre os artesãos, a Emater, o consórcio União e a prefeitura com o objetivo principal de divulgar o artesanato da região, de forma que esse possa se tornar parte do turismo local. A ornamentação da festa será feita por 25 artesãos da Associação do município e 5 da Associação do Projeto Jaíba. O artesanato é fonte de emprego e renda para muitas famílias da região e a festa pode ser, perfeitamente, vitrine para exposição de suas criações – diz o assessor.



Antônio Carlos diz que na ornamentação será utilizado, basicamente, tronco de bananeira.



- Os artesãos intensificaram sua produção e a expectativa é de que pelo menos dez dias antes da festa todo material esteja pronto. Além da ornamentação, os artesãos também farão exposição de peças como esteiras, bananeiras feitas de garrafas PT, roupas femininas (biquínis, cangas e sutiãs) e arte em madeira – completa.



Dentre as peças produzidas pelos artesãos, Antônio Carlos diz que o destaque fica para a produção de papel à base de fibra de bananeira, que utiliza uma técnica milenar – a mesma utilizada pelos povos egípcios na produção do papiro, 3.200 anos a.C.



- Os convites da festa foram confeccionados com esse papel, retratando a versatilidade da utilização do tronco da bananeira e a habilidade artística dos artesãos da região – ressalta.



PROGRAMAÇÃO



Durante os quatro dias de festa estão programadas palestras e debates sobre diversos temas técnicos voltados para a fruticultura e as novas tecnologias de irrigação, além das perspectivas para a região com a abertura de duas fábricas de biodiesel - de acordo com Antônio Carlos, prevista para o próximo mês de agosto.



Para evidenciar as riquezas naturais da região serão promovidas vaquejadas, cavalgadas e passeios por fazendas do município.



Além de exposição de artesanatos, os moradores e visitantes poderão apreciar os shows das bandas Rapazzola, Guig Guetto, Inalaê, Jamily e Banda, Sistema do Arrocha, da dupla Rick e Renner e artistas regionais.



________________________________


13ª FESTA NACIONAL DA BANANA


De 26 a 29 de abril


Jaíba – MG